Boa noite!           Segunda 22/10/2018   04:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Dicas > Agendamento para visitas guiadas na Casa da Educação
Agendamento para visitas guiadas na Casa da Educação
07/08/2018 - 16:51 - Única casa construída para uso próprio de Irineu Evangelista de Souza, conhecido como Barão de Mauá, em 1854, a Casa da Educação abriga, hoje, cursos e oficinas gratuitos que são oferecidos para alunos da rede municipal de Educação. O espaço abriga uma Biblioteca – com mais de três mil livros – exposições e atividades culturais. Nesse segundo semestre, a Casa oferecerá visitas guiadas para escolas, mediante o agendamento prévio pelo telefone 2246-8659.

“A intenção é a de mostrar todos os espaços da Casa contando um pouco sobre a história de Irineu Evangelista, ícone da história do nosso país. A Casa abriga muitas histórias, inclusive de escritores e vale muito a pena fazer esse resgate com a geração mais nova”, explica a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

As visitas serão guiadas pelo professor de história, Norton Ribeiro. “Os alunos e demais participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o Barão de Mauá. Esta residência foi a única construída por ele, além de entenderem a história como um processo de permanências e mudanças ao longo do tempo, já que a Casa foi se transformando. É um projeto também de valorização e entendimento do que é o patrimônio histórico de Petrópolis”, conta o professor.

Sobre a Casa da Educação Visconde de Mauá

O prédio que serviu como residência do Barão de Mauá acabou sendo vendido em 1878.  Na década de 1950/60, Vinícius de Moraes veraneou no antigo palacete de Mauá. Na Casa compôs “Pobre Menina Rica” em parceria com Carlos Lira, como também “Apelo”.

Atualmente, a Casa da Educação oferece cursos como o de capoeira, teatro, violão, violino, viola de arco, canto coral, flauta, desenho, fotografia e inglês. Além disso, moradores de Petrópolis podem se inscrever para pesquisas e empréstimos de livros na Biblioteca Mauá – o lugar abriga mais de três mil livros. O local funciona de segunda a sexta, em horários variados de 9h às 20h, dependendo do dia da semana. Agora, a biblioteca conta com um espaço reservado para a gibiteca. A Casa da Educação Visconde de Mauá fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.
Spa Serra Morena