Boa tarde!           Domingo 18/08/2019   14:44
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Petrópolis vai conhecer Dança Típica do “Bon Odori”, Festival Tradicional no Japão
Petrópolis vai conhecer Dança Típica do “Bon Odori”, Festival Tradicional no Japão
Atração faz parte da programação do Bunka-Sai, que vai até domingo (05.07) no Palácio de Cristal

01/08/2018 - 14:14 - Um dos maiores eventos de verão no Japão, o Festival Bon Odori é conhecido por sua dança típica. Com mais de 600 anos de tradição, Petrópolis vai sentir um pouco da energia dessa festa durante toda a programação do Bunka-Sai, que vai até domingo (05.08) no Palácio de Cristal. As apresentações da dança folclórica são promovidas pela Associação Nikkei de Petrópolis e o público será convidado a vestir um yukata – o kimono de verão – e entrar na dança junto com os japoneses e descendentes. Nesta quinta-feira (02.08), a atração encerra a programação cultural do dia às 19h.

No Japão, o festival acontece entre os meses de julho e agosto, mas diferente daqui, esse é o período do verão para os orientais. “Fazemos lá sempre em dias quentes, a gente faz festa, dança. Aqui vamos fazer uma demonstração da dança e o objetivo é promover a interação. Vamos chamar o público para participar”, explica o japonês Kiyoshi Ami, presidente da associação, que, junto com a prefeitura de Petrópolis e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, são responsáveis pelo Bunka-Sai.

A dança do “Bon Odori” ou “Obon” também acontece na sexta-feira (03.08), às 19h; no sábado (04.08), às 14h; e no encerramento da festa, domingo (05.08), às 19h, fechando a programação do Bunka-Sai. Apesar de ser um festival que tem origem em um evento budista chamado “Urabon'e” (Festival dos Fantasmas), com a crença de que os espíritos dos antepassados voltam durante o Obon, são tocadas músicas alegres. É uma tradição entre os japoneses, com clima de jovialidade, gratidão e participação geral.

“Vamos conhecer um pouquinho da cultura japonesa em cada atração do Bunka-Sai. Seja na dança, na música, na comida, nas artes marciais, ou seja, é uma forma de valorizar e preservar essa cultura na cidade”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

O Bunka-Sai este ano conta com mais de 40 atividades, entre danças folclóricas, shows de música japonesa, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, além de artes marciais, palestras, gincanas, concurso de fotografia e Festival de Cosplay. O evento conta ainda com 10 barracas com comida típica, produtos alimentícios japoneses parar levar pra casa, doces, além de outros produtos japoneses. Nesta quinta-feira o funcionamento será de 18h às 22h, na sexta e no sábado de 10h às 22h e, no domingo, de 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Festa almeja manter Ocupação Hoteleira em 80%

Alta temporada, com o inverno e as férias escolares, o município pretende estender o período de muitos visitantes na cidade com o Bunka-Sai. A expectativa é manter a média de 80% de ocupação hoteleira que vem sendo registrada na maioria dos fins de semana do período. “O clima da cidade, com o friozinho da Serra e os dias de céu azul, tem sido um atrativo a mais em Petrópolis, que tem ficado movimentada até durante a semana nessa alta temporada. O Bunka-Sai é mais uma opção para atrair os visitantes e acreditamos que a festa irá superar o movimento do ano passado”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Programação vai de Shows a Oficinas

Com mais de 40 atividades, Petrópolis vai ter um pedacinho do Japão com a programação do Bunka-Sai. “A programação está incrível, a população vai poder conhecer um pouco do que é a cultura japonesa nesses dias de festa, com música, dança, oficinas”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Após a abertura, as atrações começam cedo no dia seguinte. Na quinta-feira (02.08), haverá um Mini Undokai (gincanas japonesas), às 14h30, oficina de mangá, às 18h, e Bon-Odori, às 19h. Sexta-feira, 03.08, o público vai poder contar com Mini Undokai, às 14h30, oficina de mangá às 18h, Bon-Odori, às 19h e palestra Tokusatsu – Heróis Japoneses, às 20h.

Já no sábado, a programação começa cedo com a banda do 32º Batalhão, às 11h, Bon-Odori e oficinas de pipa (Max Pipas/RJ) e ikebana, às 14h, Mini Undokai, às 14h30, escrita japonesa e palestra sobre culinária japonesa, às 15h, oficina de ikebana e apresentação musical do Rio Nikkei Taiko, às 16h. Logo depois, às 17h, tem judô com a presença da técnica da seleção brasileira de judô masculino, YukoFujii, e do judoca Matheus Domingues Moreira, com oficina de origami no mesmo horário, Rio Nikkei Taiko às 18h, Festival de Cosplay, às 19h, e KimonoShow às 20h.

Encerrando a festa, no domingo (05.08), os admiradores da cultura japonesa terão as artes marciais JiuJitsu, KageRyu eAikido, a partir de 10h, apresentação musical de KaminariTaiko, às 13h, oficina com o Dobraduras da Serra, às 14h, oficina de mangá, às 15h, canções japonesas com Noboru Fujita e Cant’Vox, às 15h, KaminariTaiko, às 16h, Concurso de Fotografia de Cerejeiras, às 17h, apresentação de cosplay, às 18h, e Bon-Odori fechando a noite, às 19h. 

A partir de sexta, o público também vai poder contar com exposição de pipas japonesas durante todo o dia. Para as crianças – até 12 anos – o Mini Undokai terá “corrida de saco”, “corrida de três pernas”, “corrida do caranguejo”, “centopéia” e “cabo de guerra”.

Com cerca de 300 descendentes atualmente, Petrópolis vai celebrar e exaltar a cultura japonesa.
Programação dos filmes em cartaz