Boa tarde!           Sexta 03/12/2021   16:41
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Emergência de Itaipava começa a funcionar no Segundo Semestre
Emergência de Itaipava começa a funcionar no Segundo Semestre
Primeiro serviço de urgência e emergência dos distritos terá 24 horas de funcionamento

23/07/2018 - 17:57 - Mais de 90 mil pessoas, moradores de Itaipava à Posse, vão contar, ainda este ano, com um serviço de urgência e emergência, o primeiro na história da cidade, voltado aos moradores dos distritos. O prédio já está escolhido e fica próximo ao terminal rodoviário; a prefeitura já garantiu R$ 1,5 milhão do Grupo Petrópolis, uma parceria público-privada, e tenta pela agência de fomento (AgeRio) recursos para equipagem do local. Nesta segunda-feira (23.07), o prefeito Bernardo Rossi esteve junto com o secretário de Saúde, Silmar Fortes, no local e receberam representantes da agência.

“Petrópolis nunca teve um atendimento de emergência nos distritos e foram poucos os investimentos no setor nos demais distritos. Se não fossem as duas UPAs teria ocorrido colapso na Saúde em nossa cidade. A emergência em Itaipava vem cumprir esta função e desafogar as UPAs e o próprio HAC, além de dar mais conforto e segurança para quem mora nos distritos”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Atuarão na unidade 21 médicos clínicos, 14 pediatras, 36 técnicos de enfermagem, 14 enfermeiros, 4 farmacêuticos, 2 assistentes sociais, além de direção médica, coordenação de enfermagem, além de profissionais de radiologia e administrativo. A unidade de Urgência e Emergência contará com uma sala amarela e vermelha, sala infantil além de uma sala de medicação, nebulização e uma central de material esterilizado (CME).

“Importante frisar que a estrutura do espaço está em perfeitas condições para abrigar a nossa unidade de urgência de Itaipava, justamente por já ter funcionado com uma unidade de pronto atendimento de uma rede de hospitais particulares”, destacou o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O local onde será instalada a unidade de urgência foi escolhido por já ter abrigado um pronto atendimento de uma rede de hospitais particulares. Toda parte elétrica para utilização de aparelhos, além de tubulações para respiradores, estão intactas o que facilitará a rápida instalação da unidade. A visita foi acompanhada pela superintendente da AgeRio, Ivoneide Veríssimo. “Valeu muito a pena ter vindo a Petrópolis e ver de perto o que está sendo feito aqui. Gostei bastante do que vi aqui", pontuou Ivoneide.

O zelador José Trindade, de 52 anos, está ansioso pelo início do serviço em Itaipava. Morador do Vila Rica, ele conta que é um anseio antigo da população dos distritos uma unidade atendimento de urgência na região.

“Sem dúvidas, muita gente vai ser beneficiada com este serviço. Vai gerar menos tempo de deslocamento para a UPA Cascatinha ou Alcides Carneiro. Sem contar que vai ficar ao lado do Terminal de Itaipava, onde passam muitas pessoas por dia. Estou ansioso”, disse o zelador.
Programação dos filmes em cartaz