Bom dia!           Sábado 28/11/2020   10:37
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Cinema > Festival Sesc de Inverno - Audiovisual - Sesc Quitandinha exibe documentários premiados sobre conflitos indígenas - dia 24/07 das 16h ás 18h
Festival Sesc de Inverno - Audiovisual - Sesc Quitandinha exibe documentários premiados sobre conflitos indígenas - dia 24/07 das 16h ás 18h
“Ex-Pajé” retrata a intolerância religiosa contra o líder de uma tribo indígena, e “Martírio” mostra o histórico de violência sofrida pela etnia Guarani Kaiowá. Documentários foram premiados nos festivais de Berlim e Mar del Plata

23/07/2018 - 15:23 - Dois documentários que retratam conflitos indígenas terão exibições gratuitas nesta terça-feira (24/7) no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, durante o Festival Sesc de Inverno 2018. As sessões de “Ex-Pajé”, do diretor Luiz Bolognesi, começa às 16h, e a de “Martírio”, de Vincent Carelli, às 18h. A entrada é franca.

Filmado em 2016, “Ex-Pajé” recebeu menção honrosa no Festival de Cinema de Berlim 2018 e o prêmio Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) do Festival É Tudo Verdade. O documentário aborda o etnocídio indígena através da história do Pajé da tribo Suruí. Totalmente isolada até a década de 1970, a tribo, após o contato com o branco, passou por um poderoso processo de evangelização, que demonizou as práticas culturais indígenas, fazendo de seu Pajé um integrante mal visto pela própria comunidade.

Vencedor do prêmio de Melhor Longa-Metragem Latino-Americano no Festival de Mar del Plata – entre diversos outros de nível nacional -, “Martírio” retrata a luta do povo Guarani Kaiowá, que habita as terras do centro-oeste brasileiro, contra a violência promovida pelos produtores rurais. Considerado pelo jornal O Estado de S. Paulo como um dos filmes definitivos sobre a questão indígena brasileira, o filme narra a trajetória de opressão sofrida pela etnia desde os jesuítas e bandeirantes até os fazendeiros e suas milícias. O documentário mostra ainda o embate entre a bancada ruralista e os indigenistas no Congresso Nacional.

Confira a programação completa em www.festivalsescdeinverno.com.br

SERVIÇO:

Festival Sesc de Inverno 2018

Exibições de filmes

Dia 24/7

“Ex-Pajé” – 16h

Dir. Luiz Bolognesi | 81 min | Brasil | 2018 | DOC | LIVRE
Classificação: LIVRE | Duração: 1h21

“Martírio” - 18h

Dir. Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho, Tita 
Duração: 160 min - Brasil - 2017 - DOC - 12 ANOS
Classificação: 12 ANOS - Duração: 2h40

Sesc Quitandinha: Sala de Convenções - Capacidade: 130 

Entrada: Grátis

DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA – Considerado o maior evento de cultura multilinguagem do Brasil, o Festival Sesc de Inverno traz como conceito, nesta 17ª edição, “Nossos cantos: Sobre olhares e encontros”. A proposta é lançar novos olhares e reflexões sobre a construção de identidades, trazendo para Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo uma programação com diversas atrações de diferentes regiões do Brasil, além de dar espaço a talentos locais da Região Serrana do Rio de Janeiro.

FESTIVAL OCUPANDO AS CIDADES - Outra novidade desta edição está na ocupação de espaços dos municípios. As atrações não ficarão circunscritas às unidades do Sesc – vão acontecer também em bares e restaurantes das cidades, assim como em espaços públicos e pontos turísticos, movimentando o turismo e a economia da região.

Em Petrópolis, entre os espaços que recebem a programação do Festival Sesc de Inverno estão o Palácio de Cristal, o Parque de Exposições de Itaipava, o Shopping Vilarejo, o Restaurante Bordeaux Itaipava e os bares Marowill, Buda Beer, Bohemia e Choperia Corrêas.  Em Teresópolis, o público terá também atrações do Festival na Praça Olímpica, no Teresópolis Shopping Center e nos bares Cariocas Beer e Café com Bolhas. Já Nova Friburgo tem a programação estendido às praças Demervel Barbosa, do Suspiro, ao Shopping Friburgo e aos bares América, Frichopp, Willa Deguste e Universo Ink.

VENDA DE INGRESSOS – ONDE COMPRAR

- Unidades Sesc

Sesc Quitandinha (Petrópolis): Av. Joaquim Rolla, 2
Sesc Nogueira (Petrópolis): Estrada do Calembe 2.000
Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749
Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231

- Pontos de venda nas cidades

Petrópolis

Shopping Center Vilarejo - Estrada União e Indústria, 10035

Instituto Municipal de Cultura e Esporte: Praça Visconde de Mauá, 305

Teresópolis

Teresópolis Shopping Center: Rua Edmundo Bitencourt, 101

Nova Friburgo

Friburgo Shopping Center: Praça Pres. Getúlio Vargas, 139

- Internet

www.festivalsescdeinverno.com.br
logo top cine em pe
Programação dos filmes em cartaz