Boa tarde!           Domingo 16/12/2018   15:23
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Livros > Casa da Educação recebe Doação de Livros
Casa da Educação recebe Doação de Livros
10/07/2018 - 17:27 - A sala de leitura da Casa da Educação Visconde de Mauá, montada pelo projeto Alegria de Ler, recebeu a doação de dois exemplares do livro “Antigas Delícias & Histórias de Petrópolis”, das autoras Renata Pertot e Goreth Kling, que foi lançado no último dia 29 junto com a tradicional festa do colono alemão Bauernfest. Nove bibliotecas escolares do município, que fazem parte do projeto, também foram contempladas.

As autoras reuniram as receitas originais germânicas e mostraram as adaptações que tiveram que ser feitas para os ingredientes locais, como a utilização de frutas. Em meio as receitas, o livro vai entremeando com a história da construção de Petrópolis e as primeiras famílias que foram morar na cidade.

“Os leitores terão acesso a depoimentos interessantes e pitorescos dos primeiros colonizadores alemães de Petrópolis, com deliciosas receitas ricamente ilustradas de iguarias que hoje fazem parte dos nossos hábitos alimentares. Para a Casa da Educação ter esses exemplares na biblioteca é um grande presente, um imenso orgulho" contou Andrea Gamberali responsável pela biblioteca.

Segundo a autora Renata, mil livros foram publicados e após o lançamento, ela decidiu que doaria uma parte dos exemplares. “ Resolvi fazer a doação, pois na biblioteca eu estou dividindo este conhecimento e incentivando novos leitores, além de incentivar a pesquisa sobre os imigrantes alemães. Quem sabe novos escritores e fundadores de um museu da imigração germânica”, contou a autora.

“É muito importante que as escolas municipais possam guardar, em suas bibliotecas, a história de nossa cidade. E nossa história passa pela Colonização Alemã.  Ter esse livro é um presente para Petrópolis, que precisa e muito se orgulhar dessa herança”, disse a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

O projeto Alegria de Ler é realizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e conta com o patrocínio da GE Celma e parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo despertar o gosto pela leitura e levar a leitura a quem não tem acesso. Em 2017 o projeto inaugurou bibliotecas em outras cinco escolas da rede.
Spa Serra Morena