Boa noite!           Domingo 18/08/2019   01:31
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Museu Casa do Colono com programação especial para a 29ª Bauernfest
Museu Casa do Colono com programação especial para a 29ª Bauernfest
19/06/2018 - 17:10 - O Museu Casa do Colono espera aumentar o número de visitantes durante a 29ª Bauernfest, a festa que homenageia os imigrantes germânicos que ajudaram a construir a cidade. Com o lema "é brincando que se aprende", o atrativo segue com uma programação especial para o período do evento, de 22 de junho a 1º de julho, com atividades culturais que integram o Programa Educativo “Divirta-se conhecendo o Museu Casa do Colono”. Mediante agendamento, grupos e escolas terão a oportunidade de conhecer o museu através de uma visita lúdica, com o uso de “contação” de histórias. A visitação é gratuita e ao final o público ainda recebe um brinde de lembrança com o tema da Bauernfest.

Nesta edição de 2018 escolas como: Escola Germano Valente, Escola Municipal Dr. Paula Buarque, CEI Oswaldo Cruz, Fábrica do Saber, Escola São João Batista, Escola Municipal Nilton Santiago e CEI Giuseppe, já estão agendadas. No ano passado, o Museu recebeu 1.036 visitantes nos 10 dias da Festa do Colono Alemão e espera manter ou até mesmo superar esses números nesta 29ª edição do evento.

“O Museu Casa do Colono desenvolve ações educativas, utilizando o patrimônio cultural como ferramenta de interação. Essas atividades tornam a história de Petrópolis mais viva e acessível, principalmente ao público jovem, que serão os grandes multiplicadores desse conhecimento. O Museu também busca promover um sentimento de pertencimento e carinho nos moradores da cidade pela instituição museológica, um equipamento cultural e atrativo turístico tão importante para a história de Petrópolis”, explica a museologa da prefeitura, Ana Carolina Vieira.

A atividade educativa conta com o apoio da historiadora Vânia Nicolau e o Grupo Faz de Conta, a partir do Projeto “Minha Cidade tem História para Contar”, que consiste em contações de histórias interativas levando o público à uma viagem no tempo. A partir de um cenário ilustrativo, contendo paisagens da nossa região e suas mudanças ao longo do tempo histórico (de colônia a elevação de cidade), é enfatizado sobre a importância da colonização germânica no desenvolvimento do município. As influências germânicas podem ser constatadas através da arquitetura, da culinária, da música e dança típica, dos nomes de ruas e bairros, e muitos outros aspectos que duram até hoje em Petrópolis.

Com 42 anos, completados no mesmo dia do aniversário de cidade em 16 de março - o Museu Casa do Colono preserva essa herança cultural alemã que definiu as características de Petrópolis, pois a presença germânica na cidade está ligada à sua própria fundação e construção. Tombado pelo município em 2011, o Museu é símbolo da valorosa contribuição desses imigrantes para o nascimento e expansão da cidade. E sua restauração, à época da desapropriação da casa para ser transformada em museu, contou com o empenho do Instituto Histórico de Petrópolis e do Clube 29 de Junho – associação que congrega descendentes dos colonos germânicos na cidade e também responsável pela origem da Bauernfest.

A visitação do Museu Casa do Colono pode ser feita de terça a domingo, de 8h30 às 16h, e é gratuita.
Programação dos filmes em cartaz