Boa tarde!           Quinta 16/08/2018   17:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Últimos Dias para conferir a Exposição “Guignard sob Terra” no Centro de Cultura até o Dia 16/06
Últimos Dias para conferir a Exposição “Guignard sob Terra” no Centro de Cultura até o Dia 16/06
11/06/2018 - 17:50 - Quem ainda não conferiu a exposição “Guignard sob Terra”, da artista Marta Bonimond, no Centro de Cultura Raul de Leoni, tem até este sábado (16.06). A mostra traz, em forma de arte, uma crítica ao rompimento de uma barragem na cidade de Mariana, em Minas Gerais, em 2015, que mudou a vida dos moradores da região. São oito trabalhos, de diferentes estilos, que contam a história do episódio. Um painel com informações sobre a tragédia e um rolo de papel para que os visitantes possam deixar suas impressões da mostra também fazem parte da exposição.

“Meu objetivo foi chamar a atenção, artisticamente, para esse episódio, que foi uma das maiores catástrofes do Brasil. É uma maneira de, pela arte, com um trabalho bonito, mostrar essa tragédia anunciada, que destruiu a vida de inúmeras famílias. Foi uma forma de colocar a minha indignação pra fora”, frisa a artista.

Entre os trabalhos que chamam mais atenção estão quatro caixas de acrílico, com imagens de Alberto da Veiga Guignard, pintor e professor conhecido por retratar paisagens mineiras. Dentro das caixas, a artista usou técnicas mistas preenchendo espaços com terra e entulho, representando a tragédia. Um painel mostrando a história da mineração no Brasil, com informações sobre o rompimento de outras barragens também fazem parte da mostra, assim como outros trabalhos em pintura.

Marta Bonimond, que também é professora da UFRJ, já expôs no Rio de Janeiro e em outras cidades, como Rio das Ostras, e dirigiu diversos espetáculos. Ela é aluna das aulas de pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

A mostra “Guignard sob Terra” está no Espaço Alternativo, aberto ao público de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h. E sábados de 13h às 17h.

SERVIÇO:

Exposição: Mostra “Guignard sob Terra” 
Data; Vai até o dia 16/06
Horário: Segunda a Sexta-feira, de 10h às 17h. 
              E Sábados de 13h às 17h.

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni
Endereço: Praça Visc. de Mauá, 305 
Tel.: (24) 2233-1200
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis 
Spa Serra Morena