Bom dia!           Sábado 29/02/2020   08:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Alunos de Maria Mendonça em Trajano participam de Palestra sobre “O Mau Uso da Água”
Alunos de Maria Mendonça em Trajano participam de Palestra sobre “O Mau Uso da Água”
17/05/2018 - 20:24 - As grandes civilizações já dependem e vão depender cada vez mais da água para sua sobrevivência econômica e biológica, além do desenvolvimento econômico e cultural. Em Trajano de Moraes, a direção de uma escola preocupada com esse uso desenfreado no planeta, está fazendo nos alunos um trabalho de formiguinha, porém de grande importância para a sociedade local: Maria Mendonça. A palestra foi para um público de 70 alunos, divididos em duas turmas.

E para atestar esses estudantes da rede, o técnico em Meio Ambiente também formado em Engenheiro Ambiental e Sanitarista na Secretaria Municipal do Meio ambiente Thales Roberto Ouverney Riguette, destacou a importância desse bem tão preciso para a sobrevivência humana: a água. “Durante todo o tempo, focamos aos alunos a importância das águas, nascentes e rios em mossa cidade e região. Outra questão destacada foi à distribuição das águas no mundo e no Brasil, e os impactos causados sobre o seu mau uso”, explicou.

Em um futuro próximo, a gestão pública municipal pretende usar esse projeto como “Aula Verde”, e assim fomentar a conscientização a todos os alunos do município. “Oferecemos a eles, em minha opinião enquanto profissional da área, uma palestra importante sobre a vida ambiental, mas com foco nos cuidados com a água. Esse é mais um preparativo para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, da qual a escola de Maria Mendonça participará de 21 a 23 de maio, em Resende, no Sul do estado”, destacou.

Thales Roberto também é pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho, e pretende tão logo começar uma pós em educação ambiental e sustentabilidade e outra em recursos hídricos. “Tentei passar para os alunos também de uma forma mais didática, e seus múltiplos usos, o impacto da exploração humana dos recursos hídricos e suas conseqüências. Gosto muito da frase de Madre Teresa de Calcutá: o meu trabalho pode ser uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor”, contou.

A água é um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida no planeta, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. “A água tem, portanto, importância ecológica, econômica e social. As grandes civilizações do passado e do presente, assim como as do futuro, dependem e dependerão da água. Embora as sociedades humanas poluem e degradam este recurso”, complementou Thales Roberto.
Programação dos filmes em cartaz