Boa noite!           Quinta 02/12/2021   04:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Campanha de Vacinação Contra Gripe em Trajano será no Próximo Sábado Dia 12/05
Campanha de Vacinação Contra Gripe em Trajano será no Próximo Sábado Dia 12/05
09/05/2018 - 07:46 - A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes informa que no próximo sábado, dia 12, haverá Campanha de Vacinação contra Influenza em todo o município e convida a população público alvo da campanha que ainda não tomou a vacina a procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua casa. Para os idosos e as pessoas com alguma dificuldade de locomoção a Saúde estará levando vacina nas residências. O dia “D” da Campanha será das 9h às 16h.

O objetivo de acordo com secretária municipal de Saúde Rosemara Magalhães é proteger contra o vírus da influenza que é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. “Quero agradecer aqui o emprenho da equipe e destacar o trabalho realizado pela equipe de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora Mariana Ecard e tantos outros profissionais de saúde têm sido incansáveis nessa luta”, reconheceu Rosemara.

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina. A contraindicação também é válida para pessoas com severa alergia a ovo.

A coordenadora Mariana Ecard, alerta para a importância da vacina e convoca a população. “A imunização reduz o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções causadas pelos vírus da gripe. É fundamental que as pessoas que fazem parte desses grupos recebam a dose”, orienta  explicando que a vacina é fabricada com partículas inativadas dos vírus H1N1, H3N2 e B e, portanto, é incapaz de produzir a doença.

QUEM DEVE SE VACINAR?

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);

- Pessoas maiores de 60 anos;

- Profissionais da saúde;

- Professores;

- Portadores de doença crônica (com prescrição médica)

- Gestante;

- Puérpera (até 45 dias pós parto)

PONTOS DE VACINAÇÃO:

- Policlíca

- PSF Sodrelândia

- PSF Tapera com vacina volante em Gravatá e Arranchadouro

- PSF Ponte Nova com vacina volante

- PSF Maria Mendonça com vacina volante em Tirol e Alto Macabu

- PSF Serra das Almas

- PSF Monte Café

- PSF Barra dos Passos (São Caetano, Barra do Lírio, Olaria, Penedo)

- PSF Visconde de Imbé
Programação dos filmes em cartaz