Boa noite!           Domingo 27/09/2020   00:34
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Semana do Meio Ambiente vai tratar das Unidades de Conservação e da Água
Semana do Meio Ambiente vai tratar das Unidades de Conservação e da Água
Programação oferece palestras, filmes educativos e exposições sobre temas ligados à preservação ambiental

08/05/2018 - 17:59 - O setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente vai tratar das unidades de conservação existentes na cidade da importância da economia e preservação da água na Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 1º e 8 de junho. A programação oferece palestras, filmes educativos e exposições sobre os temas ligados a preservação ambiental de maneira gratuita. A ideia é valorizar as áreas verdes de Petrópolis, com foco na preservação da Mata Atlântica existente no município.

A Semana do Meio Ambiente faz parte do projeto Inteligência Ambiental, criado pela pasta em agosto do ano passado e que tem o objetivo de aproximar as crianças e os adolescentes dos espaços naturais do município e ensinar a importância da preservação ambiental. O secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, destaca a importância do trabalho voltado para os jovens do município.

"A educação ambiental é fundamental para preservamos uma cidade como a nossa, que conta com muitas áreas verdes. Precisamos falar mais sobre a importância da preservação ambiental com as crianças e os adolescentes. Serão apresentadas questões que influenciam diretamente a vida de cada um de nós, como o abastecimento de água e a qualidade do ar que respiramos, por exemplo. Outros temas também serão abordados, entre os quais queimadas, descarte do lixo, cidadania, economia de água, desmatamento, reflorestamento e patrimônio", explica Fred Procópio.

Neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente plantou mais de 100 mudas dentro do projeto Árvores na Minha Escola. O objetivo do projeto é cultivar mil e quinhentas árvores em 80 escolas municipais até dezembro. Além disso, estão previstas caminhadas ecológicas educativas nas trilhas da cidade com os alunos da rede, com aulas sobre os mais variados assuntos ambientais com os alunos.

“A ideia é que as crianças e adolescentes disseminem a informação em casa, no seu bairro e com os amigos. É importante que a população saiba a importância de mantermos a área verde do nosso município”, explica Anderson Maverick, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

A pasta também vai colocar em prática o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente. Estão sendo elaborados projetos para o uso consciente dos recursos naturais dos prédios administrados pelo governo municipal, além de ações para adequar o descarte dos resíduos gerados nestes locais. Petrópolis será a primeira cidade da Região Serrana do Estado a participar do projeto.

A adoção da A3P demonstra a preocupação da prefeitura em promover a preservação do Meio Ambiente em Petrópolis. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pelo programa, o órgão público protege a natureza e reduz gastos. Em todo o país, 165 instituições públicas possuem termo de adesão vigente com o programa.

“Estamos trabalhando a educação ambiental na cidade e entendemos que a prefeitura deve ser o exemplo. Vamos adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábitos até atitudes que geram economia”, completa Fred Procópio.
Programação dos filmes em cartaz