Boa noite!           Quarta 11/12/2019   01:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > No Mês de Abril a Biblioteca Rocambole preparou uma Programação Recheada
No Mês de Abril a Biblioteca Rocambole preparou uma Programação Recheada
Abril de 2018 - A programação do mês de abril da Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) está recheada de boas histórias e comemorações, além da exploração do acervo e oficinas criativas que estimulam a leitura infantil. Desta vez, as obras irão homenagear o Dia Nacional e Internacional do Livro Infantil e o Dia do Índio. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

Nos dias 4 e 5 de abril, das 14h às 15h, em homenagem ao Dia Internacional do Livro, os pequenos poderão conhecer a história de “Pedro e Tina”, de Stephen Michael King. Posteriormente haverá a  exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

A história apresenta os personagens Pedro e Tina. Ele fazia tudo torto, desde uma linha reta até os cordões de seus sapatos, que viviam desamarrados. Já a menina fazia tudo certinho. Um dia eles se encontraram e Pedro se encantou pelo jeito de Tina, que não queria ser tão perfeita assim. Desta forma, o autor aborda a amizade e a importância de sermos equilibrados.

No dia 10, também das 14h às 15h, acontecerá a contação de história do livro “Monteiro Lobato”, de Nereide Schilaro Santa Rosa, seguida de oficina criativa.

Além de famosos personagens infantis, Monteiro Lobato brigou por suas ideias e opiniões, marcando sua presença no cenário brasileiro. Neste livro, que faz parte da coleção Crianças Famosas, os autores contam como foi a infância do escritor.

Nos dias 11 e 12, para homenagear o Dia Internacional do Livro Infantil, a Hora do Conto será da obra “O Lobinho Bom” de Nadia Shireen. Em seguida a criançada poderá explorar livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

O livro fala sobre um lobinho chamado Rolf, que é gentil com seus amigos! Come todas as verduras do prato e adora assar bolos! Será que Rolf vai conseguir encontrar o grande lobo mau que vive dentro dele?

O Dia do Índio será comemorado no dia 17 de abril, das 14h às 15h, com a contação do livro “Contos Indígenas Brasileiros”, de Daniel Munduruku. Posteriormente haverá oficina criativa para a garotada.

Os Contos Indígenas Brasileiros nos mostra que a palavra cria, enfeitiça, embriaga, gera monstros, faz heróis, remete-nos à nossa própria memória ancestral e dá sentido ao nosso estar no mundo.

O livro “Faz muito tempo”, de Ruth Rocha, será contado nos dias 18 e 19 de abril, das 14h às 15h. Posteriormente haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Segundo a obra, há muito tempo ninguém sabia o que havia pra lá do mar. Até que homens e meninos, Pedros e Pedrinhos, criaram coragem e puseram-se a caminho rumo a lugares distantes e misteriosos, cheios de aventuras para navegantes corajosos. As histórias da Série Vou Te Contar! Mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia

No dia 24, das 14h às 15h, será contada a história “Memórias da Emília”, de Monteiro Lobato, e, em seguida, haverá oficina criativa.

Nessa obra Monteiro Lobato conta um pouco sobre a boneca de pano mais famosa da literatura brasileira e que resolve escrever suas memórias. Para realizar esta nobre missão, ela escolhe ninguém menos que o Visconde de Sabugosa para ser seu escriba. Porém, caprichosa como é, Emília mistura fatos reais e invenções, manda e desmanda no sábio sabugo de milho, maltrata Tia Nastácia e ralha com Dona Benta. E o Visconde, de pena e tinta na mão, toma nota de tudo com muita paciência, mas também aproveita a distração da boneca para dar sua versão da história. Neste livro, Emília (e o Visconde) filosofa sobre a vida e a morte, expressa suas visões de mundo e dá palpites sobre todos os assuntos do Sítio do Pica-pau Amarelo.

Para finalizar o mês de abril, nos dias 25 e 26 de abril, das 14h às 15h, em homenagem ao Dia Internacional do Livro Infantil, a contação será da obra “Ler é uma gostosura”, de Todd Parr, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

SERVIÇOS:

Local: Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 
Tels.: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Bairro: Centro 
Cidade: Petrópolis, RJ

E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial
Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 17h30

Preços:

Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
Programação dos filmes em cartaz