Bom dia!           Sexta 19/04/2024   08:21
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeito inaugura Centro de Vigilância em Saúde
Prefeito inaugura Centro de Vigilância em Saúde
Departamento de Vigilância em Saúde reúne as vigilâncias Sanitária, Ambiental, Epidemiologia e Cerest na Rua Dr Sá Earp, 433

28/03/2018 - 18:14 - Petrópolis vem se destacando em todo o Estado do Rio com o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Vigilância em Saúde. O município não teve nenhum petropolitano contaminado por febre amarela e reduziu a zero os casos de dengue, zika e chikungunya neste verão, além de retirar dos mercados 28 toneladas de alimentos impróprios para consumo da população. As ações foram realizadas pelas vigilâncias Sanitária, Ambiental, Epidemiológica e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e com isso, a população garante mais qualidade de vida por meio das ações preventivas.

Acompanhando os bons índices da gestão, o prefeito Bernardo Rossi inaugurou na manhã desta quarta-feira (28.03) o Centro de Vigilância em Saúde localizado na Rua Dr. Sá Earp nº 433, no Centro. O espaço reúne todos os setores da vigilância otimizando os serviços do departamento além de reduzir os custos com aluguéis.

No dia 29 de abril de 2017, o prefeito Bernardo Rossi, sancionou a Lei Nº 7.512 de Reorganização da Estrutura Administrativa da Secretaria de Saúde onde foi criado um Departamento de Vigilância em Saúde, separando as atividades da Coordenação de Vigilância Ambiental e a Coordenação de Vigilância Sanitária. Bernardo Rossi reforça que a criação do departamento é um cumprimento da Lei Nº 8.080 de criação do Sistema Único de Saúde.

“Estamos à frente de muitos municípios em todo o Estado. O papel da Vigilância em Saúde merece ser valorizado e destacado pois através dessa integração nós conseguimos reduzir a zero os casos de dengue, zika e chikungunya. Em 2016 foram 789 notificações das doenças e dois óbitos. Não tivemos nenhum petropolitano contaminado por febre amarela o que reforça o nosso esforço em imunizar rapidamente nossa população. Inaugurar esse espaço hoje é um orgulho para nós pois reforça toda nossa preocupação em melhorar a saúde da nossa população”, avalia o prefeito Bernardo Rossi.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destaca que com a reunião das Vigilâncias no mesmo local a população ganha em uma ampliação da assistência e a Secretaria na otimização dos processos de trabalho.

“O atual governo assumiu o desafio de reorganizar os fluxos de trabalho para cumprir o que determina a Lei de criação do SUS. Uma das ações mais importantes foi trazer de volta a fiscalização sanitária. Antes se emitia apenas a licença sem avaliar os critérios de riscos sanitários. Hoje ela atua como órgão de promoção e prevenção de agravos a saúde pública.”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Atuação das Vigilâncias reflete na qualidade de vida da população

Com a criação do Departamento de Vigilância em Saúde as ações preventivas e de fiscalização foram ampliadas no município. A Sanitária no ano passado foi responsável pela retirada de mercados e distribuidoras de 28 toneladas de alimentos impróprios para consumo, além de realizar 1.760 visitas sanitárias. O serviço licenciou 4.364 estabelecimentos, o que corresponde a um aumento de mais de 100% em relação aos anos anteriores em que em média foram feitos 2 mil licenciamentos - à época ainda vinculada à Secretaria de Fazenda.

Já a Vigilância Ambiental, por meio das ações preventivas, reduziu a zero os casos das doenças relacionadas ao Aedes aegypti neste verão. Em 2017 a redução do número de casos de dengue foi de quase 96% frente aos dados de 2016. Em 2017 foram 35 casos, enquanto que em 2016 o número chegou a  789, incluindo dois óbitos.

A Epidemiologia foi responsável por imunizar 198 mil pessoas contra febre amarela e promover um cinturão de imunização nas áreas rurais e das matas e ainda vacinou 61 mil pessoas contra influenza, além de reforçar junto ao Cerest as ações preventivas de acidentes do trabalho.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger, afirma que com base das diretrizes do governo, as Vigilâncias – Sanitária e Ambiental, estão em constante integração junto ao Cerest e Coordenação de Epidemiologia para fortalecer as ações preventivas na Saúde. Ela relembra que os atendimentos para pacientes com tuberculose e a sala de vacina continuam sendo realizados no prédio da Epidemiologia localizado ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE).

“Nosso trabalho integrado tem um único objetivo que é melhorar a Saúde da nossa população, com a mudança conseguimos dar mais resolutividade aos processos, compartilhar as ações e auxiliar nas apurações de cada área e ainda criar estratégias e campanhas para o nosso município”, explica Elisabeth Wildberger.
Programação dos filmes em cartaz