Boa noite!           Quarta 26/09/2018   01:59
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Defesa Civil orienta População para Evacuação de Áreas de Risco em caso de Chuva Forte
Defesa Civil orienta População para Evacuação de Áreas de Risco em caso de Chuva Forte
Podem ser usados pontos de apoio, escolas e igrejas:

11/03/2018 - 18:46 - A Defesa Civil está reforçando junto às comunidades a importância de se dirigir a um ponto de apoio em caso de chuvas fortes. Neste sábado (11.03) foram acionadas as sirenes do Independência, Quitandinha – Espírito Santo, Ceará e Amazonas -  Dr. Thouzet, , Alto da Serra, Vila Felipe e Sargento Boening. No Independência, onde foi registrada a morte de um casal na manhã seguinte, por volta das 9h50, na noite de sábado, por volta das 21h, quando foram acionadas as sirenes e madrugada de domingo, nenhum morador buscou o ponto de apoio que ficou aberto todo o tempo. 

O Independência é o segundo bairro com maior índice pluviométrico registrado na cidade nas últimas 24 horas -  122.6 milímetros - atrás somente do Duques, no Quitandinha, que no mesmo período registrou 144.6 milímetros. Nos meses de janeiro e fevereiro foi registrado índice pluviométrico 138% maior do que o verificado no mesmo período de 2017.

“Estamos reforçando esta orientação. Todos os meses do ano, sempre no dia 10, fazemos os testes das sirenes e o treinamento. Mas é importante que esta orientação seja efetivamente usada na situação real”, aponta o secretário de Defesa Civil, Paulo Renato Vaz, apontando ainda que muitas ocorrências se dão à noite onde há menor visibilidade e maior risco. 

“Em locais onde há instabilidade, mesmo ao dia e sem chuva pode ocorrer o deslizamento, em função da saturação do solo pela água. A  população deve tirar dúvidas e buscar orientação com a Defesa Civil que mantém plantão 24 horas pelo telefone 199” , orienta o secretário de Defesa Civil. 

SIRENES NAS COMUNIDADES:

 24 de Maio (Morro do Estado e Rua Nova);
 Alto da Serra (Ferroviários);
 Bingen (João Xavier);
 Dr. Thouzet (Dr. Thouzet);
 Independência (Rua Ó e Taquara);
 Quitandinha (Amazonas, Ceará, Duques, Espírito Santo e Rio de Janeiro);
 São Sebastião (Adão Brand e Vital Brasil);
 Sargento Boening (Rua E);
 Siméria (Frente para o Mar);
 Vila Felipe (Campinho e Chácara Flora).
 Itaipava (Estrada do Gentio e Buraco do Sapo)

ORIENTAÇÃO PARA DEMAIS COMUNIDADES:

 Estar atento ao volume de chuvas
 Estar atento a rachaduras no solo, nas paredes ou nos telhados das casas
 Ao observar volume alto de chuvas e solo encharcado (ou qualquer instabilidade na casa) deixar o local e se dirigir a uma igreja ou escola

Plantão 24 horas da Defesa Civil pelo 199 para solicitar vistoria, tirar dúvidas e pedir ajuda 
Spa Serra Morena