Boa noite!           Quarta 26/09/2018   01:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Museus terão Promoções e Gratuidades no Aniversário de Petrópolis
Museus terão Promoções e Gratuidades no Aniversário de Petrópolis
Casa de Santos Dumont e Museu Imperial terão entrada gratuita no dia 16 de março. Cidade comemora também com atrações e eventos culturais

11/03/2018 - 08:23 - Um dos principais patrimônios da cidade, o segmento de museus terá gratuidades e promoções em comemoração ao aniversário de 175 anos de Petrópolis. No feriado do dia 16 de março, Museu Imperial e Museu Casa de Santos Dumont, por exemplo, vão oferecer ao visitante a entrada gratuita. Todo o município estará em festa durante o mês de março, com diversas atrações, exposições, Deguste especial de aniversário, evento cervejeiro no Palácio de Cristal, performances culturais nas ruas 16 de março e Alencar Lima e uma Maratona Cultural. Todas com entrada gratuita.

“Nosso objetivo é valorizar sempre o que temos de melhor, e a cultura está entre os nossos principais patrimônios. Vamos comemorar os 175 anos de Petrópolis fomentando a cultura para os moradores e para quem estiver visitando a cidade, reforçando também, ainda mais, a importância dos nossos museus”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Um dos símbolos de Petrópolis, o Museu Imperial terá, além da gratuidade na entrada, promoção para o Espetáculo “Som e Luz”, que custará R$ 5 (o valor normal é de R$ 20). Na Casa de Santos Dumont, a expectativa é de lotar o museu, assim como aconteceu no ano passado, quando 777 pessoas visitaram o atrativo, sendo 545 petropolitanos. Além de comemorar a data, entre os objetivos está incentivar os próprios petropolitanos a visitarem o atrativo.

“Muitos moradores chegam aqui e falam que ainda não conheciam o museu. E ficam surpresos com toda a história”, explica a coordenadora da Casa, Simone Wayand.

Tanto para o Museu Imperial, que funciona de terça a domingo e feriados, das 10h30 às 18h (bilheteria de 10h às 17h),quanto para o Museu Casa de Santos Dumont, aberto nos mesmos dias, de 9h às 17h30 (bilheteria até 17h),  a gratuidade na entrada vale apenas para o dia do aniversário da cidade, 16 de março.

Segundo a museóloga da prefeitura Ana Carolina Vieira, a gratuidade e as promoções em comemoração ao aniversário da cidade também são uma forma de democratizar o acesso ao patrimônio cultural da cidade e estimula a difusão da cultura. “Essas instituições têm uma função social e, com isso, elas acabam cumprindo ainda mais o seu papel. É muito importante essa difusão do conhecimento e dos bens culturais dos quais elas são responsáveis pela preservação”, explica, lembrando que os petropolitanos também estarão mais estimulados a conhecer e visitar os atrativos da própria cidade.

Todos os outros museus da cidade, como o Museu Casa do Colono, Museu de Cera, A Grande Vallée, entre diversos outros atrativos, estarão de portas abertas para receber turistas e petropolitanos no período. Alguns estão com exposições em cartaz, como é o caso da Casa Stefan Zweig, com a mostra Migração, do artista plástico Luiz Aquila, funcionando de sexta a domingo e feriados, das 11h às 17h.

Atrações para comemorar o aniversário

Uma Maratona Cultural, de 15 a 18 de março vai movimentar a cidade em comemoração aos 175 anos da cidade. Serão atrações do segmento de dança, teatro, literatura e música, todas com entrada gratuita. A programação está sendo montada pelo Instituto Municipal de Cultura e passa pelos últimos ajustes para tornar a data ainda mais especial.

Antes, nos dias 09 e 10 de março, a feira de produtores de cerveja artesanal Deguste comemora a data com um evento especial de aniversário. Além, claro, das cervejas, já estão confirmadas atrações como o sertanejo Lucas Israel, com a convidada Carol Coutas, a partir de 18h de sexta-feira. Jota Castilho (Voz e Violão), Mr. Nice Guy (Pop Rock), Queijo Minas (MPB) e TatyCirelli (Rock) estarão no sábado, quando a festa começa a partir de 11h.

Por falar em cerveja, entre os dias 16 e 18 de março, o Palácio de Cristal vai receber um encontro cervejeiro, com palestras, workshops e espaços da Rota Cervejeira, da AMP – Associação das Microcervejarias de Petrópolis e da Acerva – Associação de Cervejeiros Artesanais. Além de brindar ao aniversário da cidade, o evento visa evidenciar o título de Capital Estadual da Cerveja e tem como objetivo apresentar a fabricação de cervejas artesanais - com demonstrações – e seus insumos, fomentar o setor na cidade e captar novos produtores para o município, que tem o maior número de produtores artesanais da Região Serrana.

Já a rua que tem como nome a data do aniversário da cidade, a 16 de Março, lança o projeto “Março na 16”, com atrações culturais e musicais, do dia 10 ao último dia do mês. Serão performances teatrais, o projeto “16 Musical”, deck turístico, degustação gastronômica, intervenções artísticas, além de parabéns a Petrópolis, decoração temática, apresentações folclóricas e de projetos sociais. 
Spa Serra Morena