Bom dia!           Terça 19/06/2018   07:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Selo Fiocruz Vídeo seleciona projetos audiovisuais em saúde
Selo Fiocruz Vídeo seleciona projetos audiovisuais em saúde

08/03/2018 - 20:07 - Estão abertas as inscrições para o terceiro edital do Selo Fiocruz Vídeo, que selecionará projetos audiovisuais originais e inéditos sobre temas de interesse da saúde pública. 

Estão abertas as inscrições para o terceiro edital do Selo Fiocruz Vídeo, que selecionará projetos audiovisuais originais e inéditos sobre temas de interesse da saúde pública. O concurso de apoio à produção de obras audiovisuais é promovido pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz) e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), por meio da VideoSaúde Distribuidora.
 
Em sua terceira edição, o edital irá selecionar seis documentários e uma animação, que podem receber apoio financeiro entre R$ 85 mil a R$ 220 mil. As inscrições são gratuitas e abertas a empresas produtoras de qualquer região do Brasil. Para concorrer, os realizadores deverão enviar, além da documentação da empresa, um projeto técnico contendo justificativa, plano de direção, roteiro, público prioritário, orçamento detalhado, currículo ou portfólio do diretor e da empresa e cronograma. Não serão aceitos projetos que já tenham iniciado qualquer etapa de produção.
 
O objetivo do edital é fomentar filmes que ampliem o acesso do público em geral aos conhecimentos e debates sobre as principais questões do campo da saúde pública brasileira. Além disso, a VideoSaúde espera ampliar sua oferta de títulos que possam ser exibidos em atividades de formação e promoção da saúde. As obras selecionadas pelo edital do Selo Fiocruz Vídeo posteriormente também estarão presentes em repositórios institucionais de acesso aberto e ganham distribuição em formato físico, pela Editora Fiocruz.
 
Temas relevantes à saúde pública
 
Dentre os temas privilegiados por esta edição estão: atenção primária em saúde e Estratégia Saúde da Família, determinação social da saúde, doenças negligenciadas, transmissíveis e não transmissíveis, gravidez na adolescência e amamentação, história da saúde pública e das ciências, saúde do trabalhador, saúde e ambiente, saúde mental, saúde nas prisões, vigilância em saúde e violência e saúde. Na escolha dos projetos será avaliada a relevância do tema abordado para as políticas públicas de saúde.
 
De acordo com o edital do Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais, a análise e avaliação das propostas, coordenada pelo Conselho Curador do Selo Fiocruz Vídeo, levará em consideração critérios como criatividade artística, comunicabilidade, currículo do diretor e do produtor, compatibilidade da obra proposta com o cronograma e a previsão orçamentária e viabilidade de execução da proposta. 
 
Além disso, também está entre as obrigações dos proponentes, assegurar a correção das informações científicas, médicas e de saúde pública, de descrições de doenças, de ações preventivas de saúde, de tratamentos médicos, de direitos dos pacientes e usuários dos serviços de saúde, de boas práticas de laboratório, de biossegurança ou quaisquer outras informações relevantes ao público. Por isso, uma das exigências do edital é o acompanhamento de um consultor científico.
 
Antes de enviar sua inscrição, é muito importante conhecer todas as exigências previstas em edital, que se encontra publicado no site da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e da VideoSaúde Distribuidora. De acordo com o regulamento, o prazo para submissão dos projetos e entrega das fichas de inscrição devidamente preenchidas é de 90 dias a partir de sua publicação, com previsão de finalização do processo no início do segundo semestre.
 
Selo Fiocruz Vídeo
 
O Selo Fiocruz Vídeo é uma marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde, que populariza e democratiza o acesso ao conhecimento em saúde pública por meio da comercialização de DVDs a baixo custo e na internet, em acesso aberto. Os produtos podem ser adquiridos por meio da Editora Fiocruz e também em eventos científicos e feiras audiovisuais. A iniciativa fomenta e incentiva a produção independente de audiovisuais em saúde, com o lançamento de editais de financiamento à produção e à finalização.
 
O edital também pode ser encontrado em www.fiocruz.br/videosaude e www.fiotec.fiocruz.br 
Spa Serra Morena