Boa noite!           Terça 07/12/2021   03:48
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Cartório do HAC já emitiu 300 Certidões
Cartório do HAC já emitiu 300 Certidões
Pais aprovam o serviço, pioneiro na Região Serrana

15/02/2018 - 16:04 - Pioneiro na Região Serrana, o cartório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) já emitiu 300 certidões de nascimento desde a reinauguração, em outubro de do ano passado. O serviço funcionou na unidade de 2005 a 2007, mas foi interrompido pelas gestões anteriores. A prefeitura reorganizou o protocolo de implantação do cartório cumprindo os parâmetros da Lei Nº 7088 de 22 de outubro de 2015 que permite a instalação de unidades interligadas de registro civil nos estabelecimentos de saúde públicos e nos conveniados com o SUS que realizem no mínimo 100 partos por mês.

A iniciativa vem agradando os pais que são assistidos na única maternidade pública do município, que realiza em média 250 partos por mês. O HAC é referência em acompanhamento às gestantes com gravidez de alto risco e conta com uma ampla estrutura de 48 leitos além de ser a única unidade em Petrópolis a disponibilizar 28 leitos entre UTI Neonatal e Pediátrica, onde crianças prematuras, com complicações cirúrgicas ou doenças mais graves recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar 24h.

"Aos poucos as famílias vão conhecendo o serviço e realizando o registro que garante mais praticidade aos pais que já saem da maternidade com a certidão em mãos. Muitas famílias adiavam esse momento para garantir os cuidados com o recém-nascido nos primeiros dias de vida e faziam a certidão tardiamente", explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A esposa do motorista Lindomar Vieira deu à luz o pequeno Davi Lucca, na última segunda-feira (5). Morador da Estrada da Saudade, Lindomar ficou feliz ao saber que poderia fazer o registro do filho ali mesmo, no hospital.

"Confesso que não sabia que poderia fazer o registro aqui. Fiquei surpreso quando a enfermeira me avisou logo após o meu filho nascer. E, melhor ainda, é tudo feito na hora. Preferi tirar a certidão aqui mesmo por ser um lugar prático e sem filas. É meu primeiro filho neste casamento e nós fomos muito bem atendidos desde a entrada. O cartório veio somar na qualidade do atendimento", disse.

O cartório do HAC foi instalado em uma sala próxima à entrada do hospital e no mesmo corredor da maternidade, para que os pais no momento da entrada ou da alta hospitalar possam ter acesso ao serviço e se informar sobre os documentos necessários para realizar o registro.

"O hospital nos forneceu a estrutura adequada para atendermos a população. Temos a expectativa de que nenhuma criança saia da maternidade sem o registro de nascimento", disse Sérgio Kleber Cordeiro, tabelião da RCPN e Notas do 2º Distrito de Petrópolis. 

Como realizar o Registro:

Por ser referência na região, a maternidade do Hospital Alcides Carneiro recebe muitas gestantes oriundas de outros municípios. Com a implantação da unidade interligada de registro civil, a família poderá realizar o registro da criança com a naturalidade de seu município de origem. Para declarar o nascimento, se os pais forem casados, qualquer um dos dois pode ser o declarante apresentando a certidão de casamento, identidade e CPF de ambos. Se os pais forem solteiros, o pai deverá comparecer portando sua identidade e o CPF além dos mesmos documentos da mãe.
Programação dos filmes em cartaz