Boa noite!           Segunda 18/06/2018   22:14
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura convoca a população a se vacinar no ‘Dia D’ neste sábado (27/01)
Prefeitura convoca a população a se vacinar no ‘Dia D’ neste sábado (27/01)
Estimativa é aumentar cobertura de pessoas vacinas que atualmente é de 60%

22/01/2018 - 19:25 - Petrópolis participará da campanha do ‘Dia D contra Febre Amarela’ no próximo sábado (27.01). A Secretaria de Saúde está mobilizando as equipes para que grande parte das unidades do município estejam funcionando a partir das 9h. Dentre as unidades já confirmadas estão - o Centro de Saúde, Epidemiologia - ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, Ambulatório Escola, Hospital Alcides Carneiro além de 8 Unidades Básicas de Saúde e 3 Postos de Saúde da Família. O município conta com 50 mil doses para imunizar a população.

Cumprindo o reforço do cinturão de imunização em áreas rurais e de matas fechadas, a prefeitura realizou no último sábado (20.01) um mutirão nos bairros Fazenda Inglesa, Araras, Vale das Videiras e Secretário. Das 1.600 doses disponibilizadas - 400 para cada unidade- 579 foram aplicadas na região.

O prefeito Bernardo Rossi explica que ao contrário das 15 cidades do Estado que terão que fracionar as doses, com proteção por até oito anos, em Petrópolis continuará sendo aplicada a dose única, de 0,5 ml, preconizado pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença.

“Nós realizamos o mutirão ano passado bem como as ações volantes e conseguimos vacinar 80 mil pessoas em menos de dois meses – de março a abril. Esse reforço de sábado serviu para continuarmos intensificando as ações nessas regiões, uma vez que a procura pelas doses ainda continua. A Saúde está fechando o cronograma do próximo sábado, mas também trabalharemos para levar as vacinas a áreas de difícil acesso para que a população esteja protegida contra febre amarela pela vida toda”, afirma o prefeito, Bernardo Rossi.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça que Petrópolis está com 60% da população imunizada com mais de 194 mil doses aplicadas e há ainda a oferta da vacina diariamente em 15 unidades de Saúde.

“Não temos nenhum petropolitano com suspeita da doença ou contaminado por Febre Amarela. Estamos reforçando o cinturão de imunização nas áreas de matas e rurais para facilitar o acesso a quem mora nestas áreas. Há doses o suficiente em estoque para proteger a nossa população. Mas reforçamos que a dose está sendo oferecida diariamente em 15 unidades de saúde, então quem não conseguir participar dos mutirões, pode se vacinar durante a semana com tranquilidade”, disse Silmar Fortes.

Petropolitanos buscam as unidades de Saúde para se protegerem antes do Carnaval

Grande parte da população que buscou o Centro de Saúde nesta segunda-feira (22.01) para tomar a vacina estava em busca da ação preventiva para poder viajar para o Carnaval com tranquilidade. A Secretaria de Saúde recomenda ainda que, caso a pessoa visite alguma área de risco fazendo alguma trilha ou incursão na mata por exemplo, faça uso de repelentes por até 10 dias após a aplicação da vacina – tempo necessário para a imunização fazer efeito no organismo.

A aposentada Adelaide Tereza Garcia, 61 anos, é mineira e irá viajar com a família no Carnaval, ela passou por uma avaliação médica para poder tomar a vacina.

“Eu expliquei para o médico que irei para a Minas e como os meus exames estão em dia e meu estado de saúde também, ele me deu a liberação para tomar a vacina. Eu acho que essa é melhor coisa a fazer, se o idoso vai viajar para essas áreas deve procurar um médico antes”, disse.

A diretora da Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger, informa que crianças e adolescentes só serão vacinados com a apresentação da caderneta de vacina e idosos com a liberação médica. Todos devem apresentar documento de identificação para cadastro.

“Devem se vacinar crianças a partir de nove meses a adultos com até 59 anos. A imunização é contraindicada para gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas à gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico”, frisa Elisabeth Wildberger, diretora da Vigilância em Saúde. 

Carlos Ávila, 37 anos, morador do Centro viajará para Valença nos próximos dias e também buscou a imunização com antecedência.

“Eu costumo viajar sempre para a Valença, mas agora eu fiquei preocupado em ir viajar sem tomar a vacina, então estou tomando com antecedência para garantir a proteção”, afirma.

Lista dos Postos de Saúde e demais Locais de Vacinação:

*Atendimento de 9h às 17h – Com intervalo de 1 hora de almoço 

- Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) - Rua Santos Dumont, S/Nº

- PSF Alto da Serra - Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

- PSF São Sebastião - Rua São Sebastião nº 625

- UBS Alto Independência - Rua Ângelo João Brand s/n

- UBS Quitandinha - Rua General Rondon nº 400

- UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco s/n

- Ambulatório Escola - Rua Bernardo Proença nº 32

- UBS Itamarati - Rua Hívio Naliato nº 169

- Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Corrêa, 1.345

- UBS Morin - Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin

- UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

- UBS Pedro do Rio - Estrada União e Indústria s/n

- PSF Posse - Estrada União de Indústria nº 33.530

- Coordenação Epidemiologia - Hospital Municipal Nelson de Sá Earp - Rua Paulino Afonso, 455.

- UBS Mosela - Rua Mosela nº 744
Spa Serra Morena