Boa noite!           Quinta 02/12/2021   04:28
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Tratamentos Estéticos Faciais são feitos em Consultórios Dentários
Tratamentos Estéticos Faciais são feitos em Consultórios Dentários
Dentistas possuem conhecimento sobre os músculos e podem fazer bloqueio anestésico, tornando o tratamento indolor.

20/12/2017 - 10:16 - Além de deixar o sorriso mais bonito, o dentista agora também pode ser o profissional responsável por reduzir rugas, olheiras e rejuvenescer a pele e a expressão facial. Na Clínica Odontológica Instituto Rio - que é multidisciplinar e referência em implantodontia -, o paciente tem disponíveis tratamentos estéticos, como a aplicação da toxina botulínica (botox), preenchimento facial e tratamentos com laser para manchas e rugas.

O procedimento feito em consultório é regulamentado pelo Conselho Federal de Odontologia. O diretor do IR, Márcio Marques, explica que o cirurgião dentista está entre os profissionais da saúde que dominam a técnica para interferir na área muscular, um dos fatores que capacita o dentista a atuar na estética facial.

"O botox, por exemplo, é aplicado no músculo e não na pele. Por isso, é importante ter esse conhecimento. Outro ponto positivo e que vem atraindo um grande número de pessoas em busca de rejuvenescimento para os consultórios dentários é que o dentista tem o domínio de técnicas anestésicas da face. Ele faz o bloqueio anestésico e o tratamento se torna indolor, mesmo os que são um pouco mais invasivos", explica o especialista em implantodontia osseointegrada, que também atua na área estética.

As indicações para o botox incluem as rugas, o sorriso gengival (quando a gengiva fica muito evidente) e sorrisos assimétricos, entre outros. A substância age bloqueando a liberação do neurotransmissor, que permite ao nervo enviar o comando do cérebro para a contração muscular. Márcio Marques explica, por exemplo, como o produto oferece resultados positivos nos casos de sorrisos assimétricos, popularmente chamados de "boca torta".

“Os músculos da face agem provocando movimentos para cima, para baixo e para os lados. São comandos independentes e a assimetria acontece a partir do momento em que a musculatura de um lado tem menos tônus (força) que a do outro. A toxina botulínica vai agir diminuindo o tônus do lado mais forte, já que o produto modula as contrações musculares”, diz o especialista, acrescentando que dessa forma é possível igualar os dois lados da face. O dentista acrescenta ainda os benefícios dos tratamentos com laser.

"O investimento em tecnologia é essencial. No Instituto Rio nós utilizamos um equipamento moderno, capaz de emitir comprimentos de ondas específicos para cada resultado desejado, como o combate às rugas e manchas", pontua o dentista.

Márcio acredita que muito em breve os tratamentos anti-age vão se tornar uma especialidade odontológica, o que significa que o dentista já vai sair da faculdade com conhecimento sobre o assunto. Hoje, os profissionais interessados em atuar na área têm que buscar os cursos de qualificação, como os que são oferecidos no Instituto Rio de Aperfeiçoamento Profissional, com sede em Cabo Frio.

O Instituto Rio fica na Rua Marechal Deodoro, 119, salas 12 a 14, no Centro de Petrópolis. A clínica multidisciplinar também tem sede no município de Cabo Frio, na Av. Teixeira e Souza, nº 2.277, lojas 3 e 4, no Braga, onde acontecem os cursos de capacitação profissional. Mais informações pelos telefones (24) 2231-0365 e (22) 2647-6242.
Programação dos filmes em cartaz