Boa noite!           Domingo 07/03/2021   19:11
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > Alteração do Itinerário das Linhas 600 e 700 será Integral a partir de Segunda-feira dia 18/12
Alteração do Itinerário das Linhas 600 e 700 será Integral a partir de Segunda-feira dia 18/12
14/12/2017 - 16:41 - Alteração de itinerário das linhas 600 e 700, que acontecem atualmente em horários de pico, passarão a ser permanentes a partir de segunda-feira (18.12). A mudança acontece em virtude do ganho de tempo médio de 6 minutos de viagem no trecho em direção aos distritos. Com a alteração, os coletivos com destino ao Terminal Corrêas, seguirão pela Alberto Torres e Avenida Ipiranga, já os veículos que fazem a linha Terminal Itaipava utilização a Rua do Imperador e Imperatriz.

“Estamos realizando os testes e analisando com muito cuidado os resultados porque sabemos que toda mudança altera a vida de centenas de pessoas. Conseguir 6 minutos no tempo das viagens é, sem dúvida, muito importante e impacta muito significativo e impacta diretamente em todo o sistema de transporte público”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Dados dos GPS dos ônibus apontam que a mudança de itinerário da linha 700 (Terminal Itaipava), passando pela Rua da Imperatriz a partir das 16h, resultou em uma economia média de 6 minutos no trajeto até o distrito de Itaipava em horário de pico, em comparação ao percurso anterior em que a linha passava pela Alberto Torres. Na prática, significa dizer que o tempo médio dos ônibus nesse trajeto era de 14m30s e com a mudança passou a 8m18s, uma redução de 43%, em 123 viagens.

Já os veículos da linha 600 (Terminal Corrêas) teve uma redução de tempo de 8,4%, ou seja, de cerca de 1m13s por viagem comparando com o tempo utilizado pela linha 700 quando utilizava esse itinerário. O tempo cresceu, no entanto, se comparado ao que era levado quando a linha fazia percurso pela Rua da Imperatriz. É importante esclarecer, no entanto, que enquanto a linha 600 transporta, em média, 2.800 pessoas ao dia, a 700 transporta cerca de 12 mil.

Com uma frota de mais de 150 mil veículos – cerca de 1,5 para cada 3 habitantes -  a modificação proposta pela CPTrans foi analisada e apontada pelos engenheiros da companhia como uma das medidas para diminuir o impacto no trânsito para quem quer seguir em direção à Barão do Rio Branco. Na Rua Ipiranga, por exemplo, um dos principais pontos de retenção, passam diariamente 163 veículos da linha 700 ao longo de seu 1 quilômetro. Com a mudança, esse número diminui para a 126.

“Esse ganho não é trivial e representa uma melhora para quem efetivamente utiliza essas linhas significativa. Vamos continuar buscando alternativas que facilitem a vida do usuário de transporte público. Uma delas é o aplicativo Vá de Ônibus, que está em fase beta, mas que trará mudanças significativas no dia-a-dia da população. Estamos atuando com poucos recursos, mas com muita determinação para mudar o trânsito da cidade”, destaca o diretor técnico e operacional da companhia, Luciano Moreira.

Como ficam as linhas

Atualmente, a linha 700 sai da Rodoviária passando pela Rua Alberto Torres, contar na Praça Tabelião Moret com destino a Avenida Ipiranga e segue pela 13 de Maio. A partir de segunda o itinerário será, em todos os horários da linha, pela Rua do Imperador, Raul de Leoni, Rua da Imperatriz até a Rua Ipiranga e 13 de Maio, onde seguirá normalmente. Não haverá mudanças na viagem dos ônibus seguindo de Itaipava.

A linha 600 que passa pela Rua do Imperador até a Rua da Imperatriz, segue pela Raul de Leoni até a Avenida Ipiranga, de onde segue pela 13 de Maio até o Terminal Corrêas, com a alteração, seguirá pela Rua Marechal Floriano Peixoto, Alberto Torres, Praça Tabelião Moret até a Avenida Ipiranga e 13 de Maio, de onde segue para o Terminal Corrêas.
Programação dos filmes em cartaz