Boa noite!           Quarta 17/01/2018   01:20
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Natal Sesc Quitandinha: ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira (1/12)
Natal Sesc Quitandinha: ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira (1/12)
Entre os destaques da programação estão shows de Maria Rita, Fernanda Abreu e Carminho, concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, o Caminhão Magia Sesc e a iluminação especial do Palácio
 
28/11/2017 - 15:29 - Começa nesta sexta-feira (1/12), a partir das 10h, a venda para o público em geral de ingressos para o Natal Sesc Quitandinha, evento repleto de atrações socioculturais que o Sesc RJ realiza de 8 a 24 de dezembro em Petrópolis. Os associados do Sesc RJ terão exclusividade e poderão, já a partir desta quarta-feira (29/12), às 10h, adquirir as entradas pelo Tickets For Fun, onde ficarão à venda para ambos os públicos.
 
Entre os destaques da programação estão os shows de Maria Rita, Fernanda Abreu e Carminho, a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira e, ainda, espetáculos musicais, teatrais, oficinas sustentáveis para adultos e crianças, contação de histórias e corais prestigiados. No período, o Caminhão Magia Sesc levará a alegria do Natal às ruas com músicas temáticas, decoração e iluminação especiais.
 
Mais de 75% da programação é gratuita. Para participar das atividades gratuitas que ocorrem em locais fechados, o público deve se inscrever 1 hora antes do seu início na bilheteria do Sesc Quitandinha. A exceção é o Coral Mil Vozes, cuja distribuição de ingressos começa no dia 1/12.
 
O evento chega para somar às ações do Natal Imperial, organizado pela prefeitura local, que é parceira do Natal Sesc Quitandinha. O Sicomércio Petrópolis também apoia o evento.  A programação completa pode ser conferida no site www.natalsescquitandinha.com.br.
 
Atrações musicais e outros espetáculos
 
Às 18h do dia 8 de dezembro, os visitantes serão recepcionados ao som contagiante do grupo carioca Fanfarra Black Clube. Em seguida, às 19h, entrarão em cena os corais mais importantes da cidade: Coral dos Canarinhos de Petrópolis e Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, diante do cenário mágico de um Sesc Quitandinha totalmente iluminado e com projeções natalinas em sua fachada. No Teatro Mecanizado, Maria Rita conduz o show que celebra seus 15 anos de carreira.
 
O mesmo palco irá receber, no final de semana de abertura, a cantora Carminho (9/12), que chega de Portugal para sua primeira apresentação em turnê brasileira, e o Coral Mil Vozes (10/12). Nas semanas seguintes será a vez dos espetáculos “Eu não posso lembrar que te amei: Dalva e Herivelto” (15/12), “Mundo Bita - Nosso Mundo da Imaginação” (17/12), “O pena carioca” (22/12) e da Orquestra Sinfônica Brasileira (16/12). O encerramento será ao ritmo dançante de Fernanda Abreu, dia 23.
 
Além dos shows, haverá atrações musicais como Dó Ré Mi no espaço Café Concerto e, na área externa, no Lago Quitandinha, Fanfarra Black Club, Kleiton e Kledir e as Canções do Par ou Ímpar, entre outros. A área do lago, que terá diariamente uma árvore de Natal de 15 metros de altura iluminada a partir das 19h, irá sediar ainda os infantis Márcia Guzzo – Forrozinho Baby – e Roni e as Figurinhas, e os renomados Coral dos Canarinhos de Petrópolis e Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis.   
 
A programação cultural do café também inclui exibições de filmes como “A origem dos guardiões” e “Simplesmente Amor”, acervo livre de poesias, contação de histórias infantis “Imaginidade |Especial de Natal”, com Joyce Cândido e Leo Bento, e “A pequena vendedora de fósforos”, com o Grupo Bonecos e cia, e o “Auto de Natal Jovem” - esquete teatral sobre o espírito de natal, cultura da convivência, diversidade e solidariedade. Já o Hall Monumental e o Salão Roosevelt terão, respectivamente, exposição de fotografias Pinhole - técnica pioneira que utiliza latas para a captação de fotos - e o presépio Esperança Renovada.
 
Responsabilidade Social
 
Adultos e crianças, entre 7 e 14 anos, poderão participar de oficinas gastronômicas de receitas natalinas. O público infantil aprenderá confeitagem, no Espaço Pequeno Gourmet, com o Banco Rio de Alimentos, a partir do aproveitamento integral de alimentos. O programa social do Sesc RJ visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os a instituições sociais parceiras. Já a Oficina de Culinária Natalina, voltada aos adultos e realizada pela área de Saúde do Sesc RJ, irá explorar opções para ceia com uso de ingredientes não convencionais dos alimentos.
 
A fim de ampliar a conscientização e incentivo às práticas sustentáveis, também serão realizadas oficinas de artesanato, para adultos, e de confecção de brinquedos natalinos, para crianças, a partir de materiais reaproveitados. O evento contará também com a gestão adequada de resíduos e doação de todo material reciclável para cooperativas, além de inventariar a emissão de carbono.
 
Doações
 
O Sesc Quitandinha e o Senac Petrópolis já recebem, até 6 de janeiro, doações de brinquedos (novos ou em bom estado), livros para todas as idades e alimentos não perecíveis. No mês de dezembro, o Caminhão Magia Sesc (unidade móvel BiblioSesc) também estará aberto à solidariedade. Livros e brinquedos poderão ser entregues no caminhão localizado inicialmente na Praça Dom Pedro, entre os dias 7 e 10 e, posteriormente, na Praça Céu da Posse, entre os dias 14 e 17. 
 
Potencial Comercial e Turístico
 
A Região Serrana do Rio de Janeiro apresenta grande potencial comercial e turístico, muito por conta de atividades ligadas ao turismo histórico e ecológico, além da presença expressiva de estabelecimentos do varejo e do setor produtivo nos ramos de confecção, bebidas e alimentos e alta tecnologia. O Produto Interno Bruto de todo o território é de R$ 24 bilhões, o que corresponde a 3,6% do PIB do estado. Os municípios mais significativos, em termos de participação no PIB, são Petrópolis (47,4%), Teresópolis (20,3%) e Nova Friburgo (17,0%). O setor que mais contribui para estes resultados é o Comércio de Bens e Serviços (43,4%), seguido por Indústria (22,1%) e Administração Pública (21,3%).
 
A cidade de Petrópolis, que herdou palácios, mansões e catedrais da época que o Rio era sede do Império, se destaca no Comércio de Bens, Serviços e Turismo (43,9% de representatividade), impulsionada pelo fluxo de pessoas que fazem turismo histórico, cultural e ecológico na região. O município corresponde a 47,4% do PIB da Região Serrana, com R$ 11,3 bilhões e, está também acima da média local em arrecadação de ICMS. Cresceu 37,7% no comparativo janeiro – setembro de 2017 em comparação ao mesmo período de 2016. Diante da mesma base de comparação, a região registrou alta de 21,3%.
 
Petrópolis também se evidencia no Comércio de Bens, Serviços e Turismo em relação à empregabilidade. Dos 13,6 mil estabelecimentos em funcionamento na cidade em 2016, 8,6 mil (63,3%) desempenham atividades ligadas ao ramo. Já dos 69 mil trabalhadores formais no município, cerca de 43,3%, ou 29,9 mil estão neste setor. Uma representatividade superior às demais cidades da Serra Fluminense, também justificada pelo fato de Petrópolis ser o município mais populoso da região, com aproximadamente 298 mil habitantes em 2017.
 
Natal Sesc Quitandinha em Números:
 
ü  35 atrações - 17 shows, 5 espetáculos teatrais, 2 exposições, 4 contações de histórias, 4 filmes, 1 intervenção poética, 1 videomapping e 1 ponto de leitura.
 
ü  50 apresentações culturais
 
ü  400 artistas participantes
 
ü  475 horas de programação
 
Artistas:

· Artes Cênicas: 60
· Música:  326
· Literatura/Biblioteca: 8
· Audiovisual: 2
· Artes Visuais: 2
 
Horas:

· Artes Cênicas: 6 horas
· Música: 18 horas
· Literatura/Biblioteca: Biblioteca 56h | Literatura 6h
· Audiovisual: 32h
· Artes Visuais (2 exposições):

* Até o dia 24 de dezembro: total de 240 horas de atividade
* Até o dia 6 de janeiro (último dia de exposições): total de 416 horas de atividade
 
O Sistema Fecomércio RJ
 
O Sistema Fecomércio RJ é composto pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, pelo Senac RJ e pelo Sesc RJ.
 
A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. Desta forma, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico, social e político do Rio de Janeiro. O setor possui, cerca de 350 mil estabelecimentos, o que representa 62,2% dos empreendimentos comerciais fluminenses. Do total, 80% são microempresas. É o segmento que mais emprega, gerando 2 milhões de empregos formais, o que corresponde a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado.
 
O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 71 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 37 unidades em todo o estado, a instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de rabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos.
 
O Sesc RJ tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 - BiblioSesc, 6 - OdontoSesc, 1 - CineSesc).
 
Serviço:
 
Natal Sesc Quitandinha - Avenida Joaquim Rolla, 2
De 8 a 24 de dezembro
Ingressos para shows e espetáculos: http://premier.ticketsforfun.com.br
Para associados Sesc RJ: pré-venda exclusiva nos dias 29 e 30/11
Para público em geral: a partir do dia 1/12
Coral Mil Vozes: Distribuição de ingressos a partir do dia 1/12, às 9h, na bilheteria do Sesc Quitandinha
Demais atividades gratuitas em local fechado: inscrição 1h antes na bilheteria do Sesc Quitandinha
 
Programação completa no site www.natalsescquitandinha.com.br
 
Doações:
 
Sesc Quitandinha e Senac Petrópolis (alimentos não perecíveis, livros e brinquedos)

Até 06/01

Endereço Senac: Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro
 
Caminhão Magia Sesc (livros e brinquedos)

De 7/12 a 10/12 - Praça Dom Pedro
De 14/12 a 17/12 - Praça Céu da Posse
Spa Serra Morena