Boa noite!           Terça 07/12/2021   02:55
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > SAMU se destaca na Oferta de Capacitação para Profissionais na Área da Saúde
SAMU se destaca na Oferta de Capacitação para Profissionais na Área da Saúde
Unidade promoveu curso para médicos e condutores de ambulância nesta segunda-feira
 
23/10/2017 - 16:39 - O SAMU - Serviços de Atendimento Móvel de Urgência é referência em toda a Região Serrana na realização de cursos de capacitação e atualização de profissionais que atuam na área da Saúde. Nesta segunda-feira (23.10) foram treinados 18 profissionais – de Carmo, Cantagalo, Sumidouro, Cachoeiras de Macacu e Petrópolis - no curso de Capacitação para Condutores de Ambulância além de 28 médicos, da rede municipal de Petrópolis, no curso de Regulação Médica. Em ambos treinamentos, o SAMU busca a padronização dos atendimentos, qualidade e segurança na assistência da população.
 
A capacitação dos profissionais que atuam na área da Saúde e a formação continuada é uma das diretrizes do governo. O Secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que no início do ano os profissionais da rede foram capacitados e anuncia que os cursos do SAMU podem ser solicitados por outras entidades e até mesmo secretarias.
 
“A manipulação das vítimas de acidentes é algo que deve ser feito por profissionais. O nosso investimento na formação continuada é importante, pois essas equipes podem ser expostas a vários riscos. Durante o atendimento em que eles estão lado a lado com vítimas com lesões graves e muitas vezes abertas eles podem correr o risco de se contaminarem. O condutor tem a responsabilidade de fazer esse transporte com segurança e o médico regulador faz o primeiro atendimento por telefone para auxiliar ainda pelo telefone sobre s procedimentos a serem seguidos, por isso iremos investir em treinamentos de equipes para termos a qualidade na assistência da nossa população”, afirma Silmar Fortes, secretário de Saúde.
O coordenador do SAMU, Claudio Lázaro, mostra números que apontam que em 56% dos casos atendidos pelo serviço, o problema do paciente é resolvido com a telemedicina, em que o paciente revela ao médico os problemas de rápida solução. Em média, o Samu encaminha para as unidades de urgência até três pacientes por dia. Por conta disso, ele reforça o treinamento das equipes.
 
“A telemedicina é uma orientação médica por telefone que pode ser uma dúvida quanto à dosagem de um remédio, como medicar em caso de problemas de pressão ou uma febre alta. Em 22% dos atendimentos em residências, nós conseguimos resolver o problema no local. Esse curso é importante para que todos os profissionais tenham o mesmo padrão de atendimento”, explicou Claudio Lázaro.
 
No dia 05 de outubro, 15 oficiais do Ministério da Aeronáutica foram capacitados pelo SAMU no ocurso de atendimento pré-hospitalar e de proteção a riscos biológicos – contato com ferimentos e secreções de vítimas de acidentes. O coordenador administrativo do Samu, José Geraldo da Rocha explica que no curso de condutores é fundamental que os profissionais tenham a orientação sobre os direitos e deveres dos profissionais que conduzem as ambulâncias de socorro.
 
“Essa é a terceira turma de condutores que estamos capacitando. Em média são de 18 a 20 profissionais por curso de toda Região Serrana. Aqui eles aprendem como conduzir os veículos com segurança para garantir a qualidade da assistência às vítimas e também a proteção dos socorristas. Estamos ampliando a realização dos cursos inclusive entre as secretarias e empresas que podem solicitar as capacitações gratuitamente conosco”, anuncia o coordenador administrativo do Samu, José Geraldo da Rocha.
Programação dos filmes em cartaz