Boa tarde!           Domingo 28/11/2021   17:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > UTI neonatal e pediátrica do Hospital Alcides Carneiro é referência na Região Serrana
UTI neonatal e pediátrica do Hospital Alcides Carneiro é referência na Região Serrana
Somente neste ano 328 crianças receberam cuidados intensivos na unidade
 
22/10/2017 - 08:57 - O Hospital Alcides Carneiro é referência em toda a Região Serrana nos cuidados intensivos a recém-nascidos e criança de até os 13 anos. A unidade é a única em Petrópolis a disponibilizar 28 leitos entre UTI Neonatal e Pediátrica, onde crianças prematuras, com complicações cirúrgicas ou doenças mais graves recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar 24h. Somente neste ano 328 crianças foram atendidas na unidade e a prefeitura projeta a ampliação da assistência às mães e crianças para o próximo semestre.
 
Com uma equipe formada por médicos intensivistas, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, as Unidades de Tratamento Intensivo – neonatal e pediátrica, ainda contam com o suporte clínico nas avaliações cardiológicas, oftalmológicas, urológicas, dentre outras especialidades.
 
“Estamos investindo no hospital para que ele cresça ainda mais. A UTI Neonatal comemorou 20 anos ano passado registrando mais de 6 mil atendimentos em sua trajetória. Por sermos referência, já estamos projetando a ampliação do serviço junto à Secretaria de Saúde e direção da unidade. Pretendemos melhorar ainda mais os atendimentos das mães e crianças internadas no hospital”, anuncia o prefeito, Bernardo Rossi.
 
Dentre tantos casos graves que a UTI neonatal e pediátrica recebem diariamente, um recebeu destaque este ano. A pequena Maria Sophia de 3 anos foi vítima de um grave acidente de trânsito, sofrendo diversas fraturas e após um mês de internação, teve alta nesta semana. 
 
“Tivemos neste caso especial, o atendimento fortalecido com a parceria do Hospital Santa Teresa que recebeu a criança e realizou as cirurgias de alta complexidade, mas todo o atendimento intensivo – com respiradores, equipe multidisciplinar, e a internação foi realizada no Hospital Alcides Carneiro. A cada procedimento cirúrgico, a criança retornava para a nossa unidade e a recuperação da Maria Sophia é uma vitória para todos nós”, avalia o secretário de Saúde Silmar Fortes.
 
Dedicação e amor ao trabalho realizado junto às crianças
 
“A maior alegria é vê-la saindo daqui sorrindo”, emociona-se a intensivista pediátrica, Nathalia Veiga Moliterno. A coordenadora das unidades pediátrica e neonatal relembra a dedicação de toda equipe durante o período de internação para que a recuperação da criança fosse um sucesso.
 
“O acidente aconteceu perto da minha casa. Eu não poderia imaginar que cuidaria dessa criança aqui no hospital, ela veio muito grave, sedada e entubada com traumas e fraturas gravíssimos. Nossa equipe se empenhou muito e comemorou cada recuperação dela. Não há nada que pague ou recompense o sorriso dela no dia da alta”, disse Nathalia Veiga Moliterno.
 
No dia da alta, o pai de Maria Sophia, Marcos Paulo Vicente dos Santos, agradeceu a toda equipe do hospital pelo carinho e dedicação na recuperação da sua filha.
 
“Eu só tenho que agradecer aos médicos, enfermeiros, profissionais da higiene, nutrição, ambulância, todo mundo que ajudou. Eu fiquei muito feliz da minha filha sair daqui tão bem, andando, comendo, falando. A dedicação de todos foi fundamental, muito obrigado”, disse o pai de Maria Sophia ainda emocionado.
 
Hoje Maria Sophia já tirou o gesso do braço e segue se recuperando de uma cirurgia na face. A prima da criança, Juliana da Costa Nascimento Moreira, agradeceu ainda a solidariedade de muitas pessoas que doaram brinquedos e alimentos para a família.
 
“Foi um acidente muito grave, a mãe dela também se vitimou e agora também está se recuperando. Eu passei grande parte do dia com a Maria Sophia no hospital e via o carinho das equipes que deram presentes para ela, mesmo fora do plantão iam vê-la. Conseguimos arrecadar brinquedos, leite e alimentos para a família, foi muito bom ver que as pessoas ainda estão dispostas a ajudar o próximo”, disse Juliana da Costa Nascimento Moreira.
Programação dos filmes em cartaz