Boa noite!           Sábado 29/02/2020   03:55
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Ecoponto do Parque Municipal começa a Ser Montado
Ecoponto do Parque Municipal começa a Ser Montado
20/10/2017 - 18:16 - Contêiner já está em Itaipava e vai permitir que os petropolitanos façam a coleta seletiva e obtenham descontos na conta de luz. O contêiner que vai abrigar o ecoponto de coleta seletiva no Parque Municipal de Itaipava já está sendo montado. A estrutura de 2,44 metros de largura por oito metros de comprimento fica ao lado da Capela de São Cristóvão, do lado direito da entrada do parque. O espaço já está recebendo as instalações elétricas e mobiliário. Nos próximos dias, a Comdep vai fazer o plantio de mudas no entorno para deixar o local ainda mais bonito.

O ecoponto vai funcionar a partir de novembro em parceria com a Comdep e Enel Distribuição Rio nos mesmos moldes já empregados na Mosela. Qualquer cliente da concessionária pode se inscrever – basta levar uma fatura para se cadastrar. A partir disso, toda vez que levar resíduos reaproveitáveis para o local, conseguirá desconto na próxima conta que vier (os valores variam de acordo com o tipo de material e o peso).

“Esse é uma oportunidade de ampliar um trabalho que já vem sendo muito bem feito na nossa cidade. Nós já recolhemos quase 50 toneladas de material reciclável que se transformaram em descontos na conta de luz. É um benefício para o petropolitano e para o ambiente”, destaca o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Os frequentadores do Parque também acreditam que o ecoponto é uma boa iniciativa para incentivar a população a realizar a coleta seletiva.

“Tem que ter em toda cidade, porque o lixo não pode ser jogado de qualquer maneira. Essa pode ser uma ideia a ser multiplicada para outros municípios. Acredito que essa é uma boa forma de ter sucesso, tem que ter mesmo algum tipo de troca para que as pessoas se sintam dispostas a fazer a coleta seletiva. E é importante que as pessoas pensem no amanhã”, disse o veterinário Aristeu Gonçalves, que é de Niterói, mas vai ao Parque Municipal sempre que está em Petrópolis.

Esse ano, o programa recebeu adesão de 164 pessoas, chegando ao total de 709 cadastrados.
 
Resíduos que podem ser levados para o ecoponto

Papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET); latas de cerveja e refrigerante; embalagens tipo longa vida; embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de café solúvel, aguardente etc); ferros em geral; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos etc).
Programação dos filmes em cartaz