Boa noite!           Terça 07/12/2021   03:13
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Vigilância Sanitária já prepara 2º Curso de Manipulação de Alimentos
Vigilância Sanitária já prepara 2º Curso de Manipulação de Alimentos
Capacitação sobre boas práticas para serviço de alimentação teve público recorde de 75 pessoas capacitadas

20/10/2017 - 17:18 - Ultrapassando as expectativas de público, a Vigilância Sanitária promoveu nesta sexta-feira (20.10) o curso de boas práticas de manipulação de alimentos voltado para profissionais do ramo de alimentação. A capacitação reuniu 75 pessoas na Casa dos Conselhos, e devido ao sucesso, a prefeitura visa ampliar a realização da capacitação também para profissionais na área industrial. 

A Vigilância Sanitária já está organizando a 2º edição do curso que ocorrerá em 17 de novembro, onde o trabalhador aprenderá como manipular alimentos de forma segura e com menos risco sanitário para o público. Para se inscrever basta enviar o nome completo para o e-mail covisapetropolis@gmail.com ou pessoalmente na sede da Vigilância Sanitária.
 
Durante este ano, 200 profissionais já foram capacitados sobre as normas de segurança, vigilância e qualidade dos alimentos comercializados junto à população em cinco edições do curso promovido por meio da integração entre as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico. A coordenadora Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho, explica que durante o encontro os participantes recebem as orientações de acordo com as recomendações da RDC Anvisa 216 de 2004.
 
“Estamos muito satisfeitos com o resultado e com a resposta do público. Este ano nós promovemos uma capacitação para os profissionais de uma rede de supermercados e fomos procurados por uma indústria para fazer um curso voltado para essa área. Nós estamos à disposição para fornecer o curso para outros estabelecimentos que assim desejarem. A proposta é mostrar as formas seguras de atuar no segmento”, explica Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária.
 
O curso apresenta uma orientação desde a aquisição do alimento, preparo, transporte, até a conservação dos alimentos crus, em conserva ou já prontos, além da forma de servir para o comércio.
 
Cátia Aparecida dos Santos trabalha com massas congeladas e afirma que levará os ensinamentos do curso para os hábitos domiciliar. “Aprendi muita coisa, principalmente com relação à higiene e o quanto é importante nós estarmos atento a isso para oferecermos produtos de qualidade. Eu vou levar para dentro de casa esses ensinamentos que vão me ajudar na rotina do dia a dia”, disse Cátia Aparecida dos Santos.

O chefe da fiscalização sanitária, Carlos Felicetti alerta que o curso é uma forma dos profissionais se conscientizarem sobre os riscos sanitários envolvidos na comercialização de alimentos, como por exemplo, provocar ao consumidor uma intoxicação alimentar.
 
“Os alimentos podem ser causadores de doenças, dependendo da quantidade e dos tipos de micro-organismos neles presentes. Desta forma, as boas práticas de manipulação são regras que, quando praticadas, ajudam a evitar ou reduzir os perigos ou contaminação de alimentos”, reforça Carlos Felicetti.

Ronalda da Conceição Nogueira trabalha em uma fábrica de massa e pretende passar a diante o conteúdo aprendido no curso.  “Aprendi muita coisa nova principalmente com relação a higienização, esse curso vai me ajudar muito na minha rotina de trabalho e pretendo ajudar os colegas da fábrica quanto algumas normas de segurança e higiene”, disse Ronalda da Conceição Nogueira.
 
A Vigilância Sanitária organizou um cronograma com cursos mensais até o fim do ano. Os próximos serão nos dias 17 de novembro e 15 de dezembro, todos ministrados na Casa dos Conselhos, de 9 às 13h.
 
 “Todos os cursos são gratuitos e abertos à população. Nós estamos montando o cronograma de temas, mas em novembro teremos outro minicurso pedicures, manicures e podólogos, com foco em biossegurança, já que é um mercado em crescimento no município, então é preciso garantir a segurança e proteção dos profissionais e clientes. Aqueles que já quiserem se inscrever, podem fornecer os dados por e-mail que já garantimos as vagas”, anuncia Dayse Carvalho.
 
A Vigilância Sanitária está localizada à Avenida Dom Pedro I, 353, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. Os telefones de contato são: (24) 2246-9041 e 2246-9209.
Programação dos filmes em cartaz