Boa noite!           Quarta 24/04/2024   22:49
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esportes > Jogos Estudantis voltam a ser destaque no Cenário Esportivo de Petrópolis
Jogos Estudantis voltam a ser destaque no Cenário Esportivo de Petrópolis
JEUPs e JEMs reuniram 64 escolas e mais de três mil alunos em dois meses de competições

15/10/2017 - 07:24 - Foram 64 escolas e 3.321 alunos envolvidos em oito modalidades: os números mostram o sucesso dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) e dos Jogos Estudantis Municipais (JEMs) em 2017. As competições foram modificadas neste ano com o objetivo de aumentar a participação dos alunos, promovendo o fomento do esporte e da prática de atividade física entre os adolescentes. Entre as novidades estavam as partidas nos finais de semana, no JEUPs, e um ônibus para buscar os alunos nas escolas, no JEMs.

“Essa era a meta: envolver maior número de alunos nos dois eventos. Creio no esporte como transformado do adolescente e da criança para um cidadão consciente”, afirma o prefeito Bernardo Rossi lembrando que foi possível o sucesso dos eventos, mesmo com poucos recursos. “É uma época de crise financeira, mas não impede que com empenho e dedicação tenhamos avanços”.

O superintendente de Esportes e Lazer da cidade, Hingo Hammes, explicou que as fórmulas de disputas das competições foram elaboradas com o objetivo de reunir mais atletas que nos anos anteriores, além de oferecer a oportunidade das escolas jogarem mais de uma partida dentro dos torneios.
 
“Nossa meta para 2018 é aumentar o número de escolas participantes e, consequentemente, o número de alunos nas duas competições. Dentro do JEUPs, por exemplo, ouvimos a maioria dos professores que sempre defenderam o sistema de rodizio, que oferece a chance dos alunos jogarem mais de uma vez. No JEMs, era comum a escola perder o jogo por WO, porque os alunos não comparecem aos jogos. Com o ônibus buscando e levando os atletas, esse problema deixa de existir”, explicou Hingo, anunciando a inclusão do atletismo como nona modalidade para as competições.
 
Os JEUPs somaram 47 categorias diferentes, entre coletivas e individuais, no sub-13, 15 e 18. O Colégio São Tomás de Aquino venceu 19 delas e foi o campeão geral do torneio. Henrique Zanatta, diretor de esportes do colégio, comemorou o resultado das equipes e contou um pouco sobre o segredo da escola. “Nosso projeto começou há três anos e hoje são mais de 200 alunos envolvidos com o JEUPs. Usamos os contra turnos para preparar as equipes para a competição. Assim como no ano passado, os resultados foram excelentes e estamos muito satisfeitos com a nossa participação dentro do torneio”, comentou. 
 
Os JEMs aconteceram em duas categorias: sub-13 e 15. A maior novidade foi a disponibilização de um ônibus da Secretaria de Educação para buscar as crianças nas escolas e levá-las até o local dos jogos. A medida recebeu elogios dos responsáveis das equipes que fizeram uso do serviço. “Foi excelente a medida da prefeitura. Dessa maneira não temos mais desculpa que o aluno não chegou porque não teve como ir. Já perdi partidas por falta de atletas nos anos anteriores e neste ano ficou tudo mais fácil”, disse Luciano Campos, treinador da Escola Germano Valente (Comac), que utilizou o transporte.
 
As oito modalidades em disputa foram basquete, futebol de campo, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa, xadrez e judô. O Bom Jesus São José foi a escola que se destacou no handebol do JEUPs. “Estou muito feliz e orgulhoso por todos os meus alunos das equipes de handebol pelos resultados maravilhosos no JEUPs. Além de terem jogado com muita raça, determinação e inteligência, demonstraram muita educação e respeito aos outros times e a arbitragem”, comemora Fernando Valle, treinador da equipe campeã na categoria sub-13 masculino e feminino e no sub-18 feminino.
 
A premiação do JEMs será individual, com a entrega das medalhas e troféus em cada escola vencedora. Já a do JEUPs, toda acontece no dia 17 de outubro, no Theatro D. Pedro, a partir das 18h30. O evento será em grande estilo, homenageando os atletas, professores e diretores. Os resultados das competições estão no site da prefeitura.
 
“O encerramento do JEUPs com a entrega da premiação será em um grande evento organizado pela prefeitura. Será um dia de surpresas e homenagens para os jovens e também para os professores. Todas as escolas estão convidadas a participar”, convida Hingo Hammes.
Programação dos filmes em cartaz