Boa noite!           Terça 17/10/2017   18:33
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Oficina de revista artesanal na Casa da Educação Programação especial em homenagem ao Dia da Criança
Oficina de revista artesanal na Casa da Educação Programação especial em homenagem ao Dia da Criança
10/10/2017 - 18:25 - “Ginasta”. Esse é o nome do herói de histórias em quadrinhos que o artista quadrinista Heraldo Wilson criou quando era criança, em 1988. O personagem ganhou vida por meio de uma revista em quadrinhos lançada em 2014 e foi esse personagem quem inspirou cerca de 30 alunos da rede municipal de Educação a criar a sua própria revista nessa terça-feira (10.10). A atividade fez parte da programação especial em homenagem ao Dia da Criança na Casa da Educação.

A oficina de criação de revista artesanal foi ministrada por Heraldo Wilson. “A ideia foi mostrar que eles também podem criar as suas próprias revistas, dando vida aos seus personagens. Essa foi a primeira revista que eles criaram e tenho certeza que será um marco em suas vidas. Criei meu personagem, um herói, salvador de vidas e ele me acompanha até hoje”, explica Heraldo.

Heraldo afirma ainda que oportunizar esses momentos com as crianças é importante para que eles redescubram a arte do desenho. “A atividade foi livre e eles puderam criar desenhos, poesias e histórias. A arte é uma forma de a criança mostrar a sua emoção e é uma atividade que não deve ser perdida”.
Participaram da atividade os alunos dos cursos de inglês e música da Casa da Educação, além de alunos do Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI. A oficina foi acompanhada pelos personagens de quadrinhos Superman e Supergirl. “Muito legal participar dessa atividade. Gostei muito”, disse Luan Licht, de 13 anos, aluno da oficina de Apoio Pedagógico do CREI.

“Esse tipo de atividade é muito importante porque estimula a leitura e escrita”, explicou a professora Claudia Loureiro.

“Quando eu era criança, tive muitas oportunidades de fazer oficinas, assistir apresentações e conviver de perto com as manifestações artísticas diversas. Isso reflete claramente na adulta que sou hoje. Por isso, cada pequena oportunidade que podemos dar aos alunos da rede municipal de ensino para terem contato com a arte, incentivamos.  A arte transforma as pessoas”, afirma a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

A programação dessa terça-feira contou ainda com rodas de conversa coordenadas pelo psicólogo Jordan Vieira, além de um encontro direcionado para o público jovem, com o tema “Super heróis: uma mitologia moderna”.

Na quarta-feira, (11.10), o dia será de oficinas também voltadas para o público escolar. Às 9h e às 14h, Jadir Valle, o escritor e ilustrador, produtor da série em Quadrinhos RedFox Estúdio, estará ministrando oficinas voltadas para o tema com alunos de 8 aos 18 anos. Jadir mostrará sobre a divisão de páginas, técnicas para iniciantes, transporte dos esboços e rascunhos para o computador.
Spa Serra Morena