Boa noite!           Domingo 17/11/2019   01:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Crianças ganham programação especial na Casa da Educação de 09 a 11/10
Crianças ganham programação especial na Casa da Educação de 09 a 11/10
Evento sobre Ilustrações e Quadrinhos

09/10/2017 - 10:19 - Os personagens das histórias, ilustrações e quadrinhos ganharão vida na próxima semana na Casa da Educação Visconde de Mauá, em uma programação especial em homenagem ao Dia das Crianças. De segunda a quarta –feira (09 a 11.10) desenhistas, ilustradores e escritores participarão de palestras e oficinas que serão abertas ao público e contarão com a presença dos alunos da Rede Municipal de Educação.

O grande homenageado da programação será o ilustrador que abrirá as atividades na segunda-feira, Maurício Planel. O artista petropolitano iniciou sua paixão pela área artística trabalhando na Tribuna de Petrópolis e Diário de Petrópolis, mas hoje reside no Rio de Janeiro e tem trabalhos publicados em grandes revistas como Mundo Estranho, Playboy, Ciências Hoje, Superinteressante, além de grandes editoras como a Melhoramentos.  Maurício Planel ministrará uma palestra, às 10h, voltada para todos que tenham interesse na construção de livros e utilização de ilustrações com colagens. Maurício também ministrará no mesmo dia uma oficina voltada para jovens às 13h30 onde ensinará técnicas de ilustrações com colagens.

“Eu sou ilustrador, atuo no mercado editorial brasileiro e no exterior. Trabalho com colagem, sempre pesquisando imagens antigas para meus trabalhos. Além disso, sou professor para estudantes de universidades de design e arquitetos. Faço parte de um coletivo de artistas latino americanos que se chama collagistassinfronteras, somos do Brasil, Argentina e Uruguai”, afirma Maurício.

O ilustrador afirma ainda estar feliz com a possibilidade de participar de um evento na Casa da Educação. “Estou muito contente em voltar a Petrópolis e dar aulas para a rede pública de ensino. Eu mesmo sempre fui do Liceu e depois do Cenip, acho muito importante o estado e município darem todas as condições para que os alunos possam seguir em frente uma vida digna”, contou.

Na mesma segunda-feira, às 16h, Rodrigo Santana CB ministrará, para alunos com idades até 12 anos, uma oficina de criação de personagens. Rodrigo já ilustrou mais de 10 títulos de autores diversos, a maioria na Bem Cultural Editora.

Na terça-feira, (10.10), de 9h às 11h, será a vez do artista quadrinista Heraldo Wilson participar do evento com uma oficina  para estudantes. O especialista, além de fazer uma roda de conversa com os alunos, ensinará a montar uma revista em quadrinhos em formato de fanzine, com recortes. Os participantes poderão levar para casa um exemplar criado na oficina.

Ainda na terça-feira, o universo imaginário ganhará outra abordagem, através de rodas de conversa coordenadas pelo psicólogo Jordan Vieira. Os personagens dos quadrinhos serão discutidos sob uma ótica diferenciada. O tema do encontro com os professores será “Super heróis e quadrinhos, elementos de aprendizagem”. O encontro ocorrerá às 14h. No mesmo dia, às 16h, ocorrerá um encontro direcionado para o público jovem, com o tema “Super heróis: uma mitologia moderna”.

Para finalizar a programação do dia 10, será realizada uma roda de conversa sobre “Ilustrações – pessoas e personagens”, com o designer gráfico Ricardo Rocha, focado no público do Ensino de Jovens e Adultos, às 19h. O artista ilustrador, além de ministrar um curso conceituado em Petrópolis, desenvolve trabalhos para grandes agências de publicidade do Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados.

Na quarta-feira, (11.10), o dia será de oficinas também voltadas para o público escolar. Às 9h e às 14h, Jadir Valle, o escritor e ilustrador, produtor da série em Quadrinhos RedFox  Estúdio, estará ministrando oficinas voltadas para o tema com alunos de 8 aos 18 anos. Jadir mostrará sobre a divisão de páginas, técnicas para iniciantes, transporte dos esboços e rascunhos para o computador.

“Durante todo o evento, os personagens e as ilustrações farão parte da Casa da Educação também nas mostras de ilustrações e objetos que se utilizem de ilustrações e exposições diversas. Também haverá sessões de autógrafos com todos os participantes e sorteios durante as oficinas e encontros. Sem dúvida, o conceito de heróis aterrissará na Casa da Educação”, afirma o secretário de Educação, Anderson Juliano.

Os interessados em participar devem fazer as inscrições através do telefone (24) 2246-8659.
Programação dos filmes em cartaz