Boa noite!           Terça 02/03/2021   19:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > DETRAN - Regulariza Veículos de Motofretistas e faz Mutirão para Motociclistas
DETRAN - Regulariza Veículos de Motofretistas e faz Mutirão para Motociclistas
A partir de 16 de outubro, motociclistas terão atendimento especial no posto do Detran da Francisco Bicalho, no Centro

03/10/2017 - 14:13 - A 20ª edição do Detran Presente teve um público especial nesta terça-feira (03.10). Durante todo o dia, funcionários do órgão estadual estiveram no posto de vistoria da Barra da Tijuca para atender aos motociclistas, que, mesmo com a chuva, foram ao mutirão para resolver suas pendências. No total, foram mais de 300 atendimentos realizados.  Em cinco meses de ação, o Detran Presente já passou por 15 cidades de todo o estado do Rio de Janeiro e realizou mais de 39 mil atendimentos.

Durante o evento, o presidente do Detran anunciou uma novidade para os proprietários de moto. “A partir do dia 16 de outubro, os motociclistas poderão ser atendidos sem a necessidade de agendamento no posto de vistorias na Avenida Francisco Bicalho no Centro do Rio. Será o mesmo esquema que implantamos para os taxistas”, disse Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ, lembrando que, desde setembro, o posto da Francisco Bicalho já atende aos taxistas sem a necessidade de agendamento.

Placa vermelha para os motofretistas

O Detran Presente Moto também foi o início da regulamentação dos veículos dos motofretistas, como prevê a Lei Federal 12.009/2009.

“Nos últimos meses, ouvimos os motofretistas e ajustamos o sistema de emplacamento da categoria. Interpretamos novamente a lei e conseguimos desburocratizar o processo. Hoje, aqui no Detran Presente Moto, já tivemos motofretistas que saíram com a placa vermelha em seu veículo. O Detran Presente é um serviço que chegou para facilitar e agilizar a vida das pessoas”, destacou Vinicius Farah.

Iremar Pires foi o primeiro motofretista a ser regulamentado com a placa vermelha durante o Detran Presente Moto. “Nos meus 22 anos de profissão, é a primeira vez que vejo um mutirão de serviços exclusivamente para a nossa classe. Fui atendido de forma rápida e eficiente. Agora, com a placa vermelha poderei trabalhar com tranquilidade”, disse o motoboy, de 47 anos.

A partir de agora, os motofretistas interessados em terem suas documentações poderão ter sua placa vermelha – condição para uso do veículo em atividade remunerada - em qualquer posto do Detran-RJ, sem a necessidade de apresentar ofício das prefeituras municipais. Os mofretistas deverão apresentar o documento de compra e venda da moto e pagar os Dudas de troca de categoria e de emissão de placa.

Teve motofretista que chegou cedo ao posto da Barra da Tijuca. Apesar da chuva, Eduardo Ribeiro foi um dos primeiros a ser atendido. “Soube do Detran Presente nas redes sociais. Consegui regularizar minha moto depois de tanto sofrimento. Antes nunca consegui o tal do ofício. Com este novo procedimento do Detran, minha vida profissional vai ser mais valorizada. Sempre tento andar na lei e nunca conseguia. Agora, a vida vai ser mais tranquila, segura e com menos medo das blitzes”, contou o carioca de 34 anos e que há oito trabalha como motoboy nas ruas do Rio.

Já os mototaxistas seguem não tendo a regulamentação dos veículos emitida pelo Detran-RJ, caso não apresentem a autorização do poder concedente. As prefeituras são as responsáveis por autorizar o trabalho destes profissionais. Desta forma, somente os mototaxistas que tiverem o documento da prefeitura de origem chancelando a profissão é que terão suas vistorias realizadas.

Durante o Detran Presente, os proprietários de motos também puderam emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos seus veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. 

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 15 cidades, em 20 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo e Barra da Tijuca), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói e Volta Redonda.

Esta foi a terceira edição do Detran Presente para um público específico. Antes, o mutirão já havia atendido os taxistas e os colecionadores de carros antigos.

Próxima parada: Carmo e Sapucaia

Os moradores dos municípios de Carmo e Sapucaia, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, serão os próximos beneficiados pelos serviços oferecidos nas ações do Detran Presente. No próximo sábado (07/10), das 9h às 16h, o mutirão terá rodada dupla nas duas cidades, levando toda a estrutura do órgão para atendimento da população. Os agendamentos já podem ser feitos no site www.detran.rj.gov.br.

Em Carmo, o Detran Presente será na Praça Presidente Vargas, enquanto em Sapucaia, os atendimentos acontecerão na Praça Miguel Conti Filho. Mais de 150 funcionários do órgão estarão à disposição dos moradores dos dois municípios.
Programação dos filmes em cartaz