Bom dia!           Sábado 28/11/2020   07:19
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Bandas Marciais > Circuito Imperial de Bandas abre temporada de apresentações e conquista o público
Circuito Imperial de Bandas abre temporada de apresentações e conquista o público
Lançamento do projeto do IMCE foi no domingo (17.09) com as Bandas Marciais Odette Fonseca e Professor Amadeu Guimarães, nas Praças Dom Pedro e da Liberdade, respectivamente
 
18/09/2017 - 16:38 - O som dos metais e percussão tomou as praças da Cidade Imperial, no domingo (17.09), enchendo a atmosfera de música com o lançamento do Circuito Imperial de Bandas. Na Praça Dom Pedro, a estreia foi da Banda Marcial Odette Fonseca que encantou o público pela manhã. Já à tarde, uma das mais tradicionais, a Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães atraiu a atenção dos frequentadores da Praça da Liberdade, no coração do Centro Histórico de Petrópolis. A programação continua dia 30 de setembro, às 16h, na escadaria dos Correios com Banda Marcial Imperial Petropolitana e na Praça Dom Pedro com a Johan Noel.
 
“Essa iniciativa do Instituto de Cultura é a maior valorização que essas bandas podem ter. É uma forma das próprias escolas enxergarem melhor o trabalho que as bandas desenvolvem, que tem um papel transformador para essas crianças”, destacou o presidente da Associação Petropolitana de Bandas Marciais (Apeban), Luiz Cláudio Lima, com 13 bandas filiadas na programação.
 
Com repertório eclético com clássicos como o tema da vitória do piloto Ayrton Senna, música gospel, marchas militares americanas e até funk, a BM Odette Fonseca conquistou o público mostrando o resultado de um trabalho de pouco mais de dois anos. Os integrantes encantaram a plateia na Praça Dom Pedro provando o poder transformador da música.
 
“É muito importante ter essas tradições da cidade nas praças públicas. Acho bem válido ter essas ações. Até mesmo para as crianças é legal pela questão da disciplina. Eu gosto de atrações assim”, disse a dentista Viviane Lamela, que parou para assistir à apresentação durante a pedalada junto com o marido e a filha, a pequena Isabela, de 5 anos, que aprovou a iniciativa. “Eu gostei. Achei muito legal”, disse a menina.
 
A aprovação foi unânime de quem conferiu a apresentação. “Cultura para mim é uma coisa simples, gostosa de apreciar, como essa apresentação. É uma iniciativa muito bacana trazer essas bandas para a visibilidade de toda a cidade, além da comunidade que vieram. Tem que incentivar mesmo”, comentou a professora aposentada Salete Silveira, que estava acompanhada da mãe de 98 anos, Auzília, que gostou da iniciativa.
 
No segundo palco do dia no lançamento do Circuito Imperial de Bandas, na Praça da Liberdade, a reação não foi diferente. Os frequentadores do local pararam para assistir à BM Professor Amadeu Guimarães que chamou a atenção ao chegar à praça realizando as evoluções dos integrantes. No repertório a diversidade de estilos também atraiu o público com temas dos filmes Guerra nas Estrelas; Super Homem; o clássico pop Don't Let Me Be Misunderstood, do grupo Santa Esmeralda; Cidade Maravilhosa, Aquarela do Brasil e até um pout-pourri do mestre Tim Maia.
 
Além do público que parou para assistir, teve também quem fez questão de visitar o local especialmente para conferir a atração. Foi o caso da costureira Vera Lúcia do Espírito Santo, que comemorava seus 73 anos e ainda ganhou parabéns interpretado pela banda. Ela é a responsável pelos uniformes do grupo e foi a primeira vez que assistiu a uma apresentação da banda.
 
“Fiquei até encabulada quando eles tocaram os parabéns, mas muito feliz. Vim só para assistir, finalmente, o que ouvia nos ensaios. Acho ótima essa iniciativa”, contou a costureira que estava com a mãe de 92 anos. “Eu gosto muito de bandas. Nota 10. Estão de parabéns por ter feito esse projeto. Tem o meu aval”, parabenizou ao Instituto Municipal de Cultura e Esportes – realizadora do evento - a aposentada Creuza Rocha do Espírito Santo. 
Programação dos filmes em cartaz