Boa noite!           Quinta 18/04/2024   19:51
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Centro de Saúde divide sala de vacinação para adultos e crianças
Centro de Saúde divide sala de vacinação para adultos e crianças
Com 6 mil doses aplicadas por mês a mudança dará mais comodidade aos atendimentos

14/09/2017 - 16:11 - O Centro de Saúde é uma das unidades mais tradicionais em imunização no município. Em média, 6 mil pessoas são vacinadas no local por mês, destas, 80% são crianças. Visando dar mais comodidade e um espaço adequado para o acolhimento ao público, a prefeitura dividiu o atendimento em duas salas distintas, uma para adolescentes e adultos e outra apenas para assistência Infantil. Para garantir a operação das duas salas, a Secretaria de Saúde convocou seis técnicos de enfermagem que já estão atuando nas novas salas. A Superintendente de Atenção a Saúde, Fabíola Heck explica que a nova ordenação proporciona um atendimento mais humanizado aos usuários.

“Na sala infantil nós modificamos o balcão e colocamos uma cancela, assim, a criança só entra na sala de vacina com o responsável após o preenchimento e lançamento dos dados no sistema. Colocamos ainda mais uma maca para dar mais conforto às mães e crianças na hora da aplicação das doses. Essa mudança se fez necessária, pois o número de doses disponíveis para as crianças é maior do que os de adultos e adolescentes e assim garantimos um atendimento mais humanizado”, afirma Fabíola Heck.

A sala para adultos e adolescentes foi preparada para uma técnica realizar o cadastramento e as outras aplicarem as doses. A diretora da unidade Elida Marta dos Santos explica que a separação das salas vem atender a uma solicitação dos próprios usuários, uma vez que geralmente o adulto aplica apenas uma dose de vacina e tinha que aguardar o atendimento preferencial às crianças e gestantes. 

“São menos doses oferecidas e isso otimiza o atendimento. Para o adulto são - a antitetânica, hepatite B, tríplice viral e febre amarela. Já os adolescentes entram o HPV, dupla adulto, meningocócica, entre outras. Nossa equipe é nova, são concursadas que se apresentaram esse mês e já passaram pelo treinamento junto a Epidemiologia para prestar o melhor acolhimento aos nossos pacientes”, disse Elida Marta dos Santos. 

O primeiro paciente a ser imunizado no novo espaço foi técnico de construção civil, Agnaldo Dias Gaspar, ele veio tomar antitetânica como exigência da profissão.

“Eu gostei muito pois não precisei ficar na fila, antes era misturado, agora a gente já chega e preenche o cartão e toma a vacina, ficou excelente”, afirma Agnaldo Dias Gaspar. 

A gestante Tainá Bernardes da Silva está na 23ª semana de gestação e também aprovou a mudança da sala.

“Eu tive que tomar uma antitetânica que é pra gestante, mas eu gostei muito da separação porque no atendimento do adulto é só marcar no cartão, já no da criança é mais demorado, pois com um número maior de doses, eles precisam conferir no sistema se tudo está correto”, avalia Tainá Bernardes da Silva.
 
Dia D de Campanha de Multivacinação ocorre neste Sábado (16) 

O ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação que ocorrerá no próximo sábado (16.08) em 15 unidades de Saúde e na Fiocruz de 8h30 às 17h. O município tem como prioridade atualizar a caderneta de vacinação para que crianças e adolescentes estejam protegidos precocemente contra doenças evitáveis a que eles e às quais possam estar sujeitos até a vida adulta. 

Estarão disponíveis 12 tipos de vacinas para as crianças de 0 a 9 anos, entre elas - BCG, meningocócica, pneumocócica e Hepatite B e 7 vacinas para os adolescentes de 10 a 14 anos que poderão ser imunizados contra o HPV, dupla adulto, meningocócica, entre outras. A Secretaria de Saúde disponibilizará ainda, doses contra febre amarela para àqueles que ainda não se imunizaram contra a doença. É importante que os responsáveis levem documento de identidade e a caderneta de vacinação no dia da imunização.
Programação dos filmes em cartaz