Bom dia!           Sábado 23/09/2017   06:11
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Problemas reais das indústrias ganham solução nas mãos de alunos do SENAI
Problemas reais das indústrias ganham solução nas mãos de alunos do SENAI
11/09/2017 - 15:44 - Projetos do Desafio SENAI + Indústria, que pensam soluções para questões do dia a dia das empresas, destacam capacidade de formação profissional da instituição e podem ser visitados nos dias 14 e 15 deste mês.

Que problema da sua indústria os alunos do SENAI podem resolver? Esta foi a pergunta feita aos empresários do Rio de Janeiro interessados em participar de um programa que mostra a capacidade técnica de formação profissional da instituição. O Desafio SENAI + Indústria uniu a necessidade de aperfeiçoamento das empresas e a visão criativa e inovadora dos estudantes do SENAI na busca de soluções concretas. Agora, estes serão entregues às empresas e ficarão expostos aos visitantes durante a programação do evento Mundo SENAI, nos dias 14 e 15 de setembro.

A proposta é que os estudantes testem seus conhecimentos, entrem em contato com a realidade da indústria e se preparem ainda mais para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas poderão usufruir de uma inovação com o potencial para beneficiar a indústria, além de ajudarem a formar profissionais ainda mais completos.

Foi o que fez a indústria têxtil Werner Tecidos. Reconhecida pela preocupação ambiental, a empresa desafiou os alunos do curso técnico em eletrotécnica a planejarem uma micro hidrelétrica capaz de transformar o volume de água desperdiçado em energia elétrica. “É uma proposta que segue a ideologia da empresa e foi muito bem elaborada. Agora vamos analisar se é viável ou não a implementação”, explicou o coordenador de manutenção da Werner, Tiago Almeida.

Preocupação constante, a segurança dos trabalhadores também foi tema do projeto desenvolvido para a Alfa Laval Aalborg. Os jovens desenvolveram um mecanismo capaz de contribuir com aumento de produção em um determinado equipamento sem prejudicar a segurança do trabalhador.

Para a Carl Zeiss, os estudantes desenvolveram um software capaz de agilizar o processo de votação da Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA). Semelhante a uma urna eletrônica, o programa reconhece o colaborador, contabiliza o voto e direciona as informações para um banco de dados.

Projetos Integradores

Os trabalhos desenvolvidos durante o período de curso também ficarão expostos. A ideia é apresentar aos participantes do Mundo SENAI, a capacidade técnica adquirida pelos novos profissionais. “Através dos projetos integradores, os alunos de todos os cursos criam e desenvolvem equipamentos, objetos ou soluções capazes de ampliar a capacidade de produção, dar mais segurança ao trabalhador ou até mesmo, reaproveitar sobras de material para a criação de um novo produto. É um desafio para que eles pensem soluções através daquilo que foi visto na sala de aula. Uma situação real que ele enfrentará no mercado de trabalho”, destacou o coordenador de Educação Profissional do SENAI Petrópolis, Rogério Candido Sant’Anna.

Entre os trabalhos que serão expostos em vídeos e apresentações estão uma linha de produção automatizada, capaz de trazer benefícios diretos para a indústria; a criação de uma empresa de consultoria em segurança do trabalho; o desenvolvimento de novos uniformes através do processo de Upcycling; a criação de mobiliário para quartos e cozinha; um sistema de aquecimento de água, visando a eficiência energética, entre outros.

A exposição, assim como palestras e visitas que serão oferecidas durante a programação do Mundo SENAI, podem ser vistam gratuitamente na sede do SENAI Petrópolis, na Rua Bingen, 130, no Bingen. A programação está no site www.cursosenairio.com.br/mundosenai. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.


Spa Serra Morena