Boa noite!           Terça 07/12/2021   03:29
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Vigilância Sanitária abre inscrição para Curso de Biossegurança para Profissionais que atuam na Área da Beleza dia 11/09
Vigilância Sanitária abre inscrição para Curso de Biossegurança para Profissionais que atuam na Área da Beleza dia 11/09
Manicures, pedicures, podólogos e cabeleireiros serão capacitados no dia 11
 
04/09/2017 - 16:26 - Estão abertas as inscrições para o minicurso de biossegurança para profissionais que atuam na área de embelezamento que será realizado no dia (11.09), de 13h30 às 17h no Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont nº 100. São 80 vagas disponíveis e o trabalhador aprenderá como realizar o controle sanitário, em especial às relacionadas aos riscos químicos durante a utilização de produtos e biológicos e ainda o manuseio de objetos cortantes. Para se inscrever basta enviar o nome completo para o e-mail covisapetropolis@gmail.com ou comparecer pessoalmente na sede da Vigilância Sanitária. As inscrições também poderão ser realizadas no dia do curso.
 
A área de estética e beleza vem crescendo no município, há pelo menos 500 estabelecimentos oferecendo serviços de embelezamento e inúmeros profissionais informais atuando como manicures, pedicures, podólogos e cabeleireiros. De acordo com Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária, o encontro tem como objetivo explicar sobre o risco químico relacionado ao manuseio de tintas, alisamentos, entre outros produtos, além daorientação sobre os materiais registrados na Anvisa. Já os riscos biológicos se aplicam à limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais utilizados durante os procedimentos estéticos.
 
“O curso é importante para orientá-los quanto às normas da ANVISA que evitam a transmissão de doenças tanto para as clientes quanto os profissionais. Também será explicado sobre as doenças fúngicas em unhas e peles, transmissão de doenças a partir dos instrumentos cortantes utilizados e que são transmitidos pelo sangue, em especial as hepatites B e C e o vírus HIV”, explica Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária.
 
A prefeitura irá oferecer um minicurso por mês relacionado a diversas áreas com o objetivo de capacitar, atualizar ou apresentar as normas de segurança, vigilância e qualidade relacionada a fim de se prestar serviços com excelência à população. As aulas são voltadas aos profissionais em geral que atuam na área de estética e microempreendedores individuais (MEI). Em Petrópolis são 22.700 pessoas cadastradas com (MEI) exercendo variadas funções. Acompanhando o crescimento do mercado, a Prefeitura iniciou um cronograma ofertando capacitações para esses trabalhadores de forma gratuita.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, explica que a iniciativa é uma integração junto à Secretaria de Saúde que após a realização de um curso voltado aos ambulantes que atuaram na Bauernfest estão envolvidos na promoção de iniciativas de incentivo aos profissionais e comerciantes do município.
 
“Nossa integração está ocorrendo conforme diretriz do nosso prefeito para atuação da gestão da prefeitura e estamos promovendo ações em benefício à saúde da população, mas também de valorização dos nossos trabalhadores. Vamos desenvolver conteúdo tanto para os trabalhadores do comércio, restaurantes, supermercados, quanto para os camelôs e ambulantes. A proposta é melhorar a qualidade dos serviços prestados e orientar esses profissionais sobre as normas vigentes e, assim, oferecer um produto de qualidade à nossa população”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Fiorini.
 
As inscrições para a capacitação pode ser realizada pelo e-mail:covisapetropolis@gmail.comou diretamente na sede da Vigilância Sanitária está localizada à Avenida Dom Pedro I, 353, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. Os telefones de contato são: (24) 2246-9041 e 2246-9209.
Programação dos filmes em cartaz