Boa noite!           Domingo 28/11/2021   18:29
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Botox é utilizado por Dentistas no Tratamento de Bruxismo
Botox é utilizado por Dentistas no Tratamento de Bruxismo
Substância inibe as contrações musculares que levam ao ranger dos dentes.
 
02/09/2017 - 07:38 - A toxina botulínica é bastante conhecida por suas funções na estética, como a suavização de rugas. O resultado é obtido porque a substância, popularmente chamada de botox, age bloqueando as contrações musculares. É por causa dessa função também que atualmente a toxina botulínica é utilizada no tratamento de bruxismo, que se caracteriza pelo ranger dos dentes, especialmente durante o sono. Ao promover relaxamento, ela evita o hábito prejudicial e inconsciente de “apertar” os dentes.
 
“A substância age inibindo a liberação de um neurotransmissor, o que impede a contração. A musculatura terá menos tônus (força) e assim a pessoa deixará de aplicar pressão entre as arcadas”, explica o cirurgião-dentista Márcio Marques, do Instituto Rio.
 
Além do desgaste dos dentes e de dores de cabeça, pescoço e nas articulações da boca, o bruxismo pode acarretar na destruição dos ossos e do tecido da gengiva quando atinge graus mais severos. O problema pode levar até ao desenvolvimento da disfunção da articulação temporomandibular (DTM).
 
A aplicação do botox é rápida, mas deve ser feita por profissionais credenciados, como os dentistas que se formam nos cursos de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Rio em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
 
“O resultado é imediato. No momento da aplicação, a toxina botulínica fica concentrada na área e com o tempo vai se espalhando”, detalha o dentista, acrescentando que o tempo de ação da substância no organismo é de alguns meses, dependendo de cada caso e da quantidade aplicada do produto.
 
As indicações em casos de tratamentos estéticos e também feitos por dentistas incluem a suavização das rugas, do sorriso gengival (quando a gengiva fica muito evidente) e dos sorrisos assimétricos, entre outros.
 
O diagnóstico e o tratamento podem ser feitos na clínica multidisciplinar Instituto Rio, que tem sede em Petrópolis, na Serra do RJ. Os endereços são Rua Marechal Deodoro, 119, salas 12 a 14, no Centro de Petrópolis. Mais informações pelos telefones (24) 2231-0365 e (22) 2647-6242.

Programação dos filmes em cartaz