Boa noite!           Domingo 28/11/2021   18:13
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Vigilância Sanitária promove Curso de Manipulação de Alimentos
Vigilância Sanitária promove Curso de Manipulação de Alimentos
Capacitação sobre boas práticas para serviço de alimentação reuniu 22 pessoas
 
25/08/2017 - 18:11 - A Vigilância Sanitária promoveu um minicurso de boas práticas para serviços de alimentação nesta sexta-feira (25.08), na Casa dos Conselhos, ao lado da prefeitura. O encontro reuniu 22 profissionais entre dogueiros, ambulantes, funcionários de supermercados e microempresários que aprenderam como manipular alimentos de forma segura e com menos risco sanitário para o público. O curso marca o início de um cronograma de capacitações ofertadas gratuitamente pela prefeitura.
 
De acordo com Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária, durante o encontro os participantes receberam o treinamento de acordo com as recomendações da RDC Anvisa 216 de 2004.
 
“Distribuímos um material gráfico educativo em forma de cartilhas. A proposta é mostrar as formas seguras de atuar no segmento. O curso será repetido em outra ocasião devido a grande procura. A proposta é orientar desde a aquisição do alimento, preparo, transporte, até a conservação dos alimentos crus, em conserva ou já prontos, além da forma de servir para o comércio a fim de se prevenir a intoxicação alimentar”, explica Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária.
 
A iniciativa é uma integração entre as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico que proporcionarão um minicurso por mês para capacitar, atualizar ou apresentar as normas de segurança, vigilância e qualidade a fim de se prestar serviços com excelência à população. As aulas são voltadas aos profissionais do comércio em geral, ambulantes e microempreendedores individuais (MEI). 
 
A Vigilância Sanitária organizou um cronograma com cursos mensais até o fim do ano. Os próximos serão nos dias 22 de setembro, 20 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro. O próximo curso será realizado no auditório do Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont, 100 e será sobre biossegurança para atividades de embelezamento, de 13:30 às 17h.
 
“No dia 11 de setembro teremos o minicurso destinado aos profissionais do esteticismo – cabeleireiros, pedicures, manicures e podólogos, com foco em biossegurança, já que é um mercado em crescimento no município, então é preciso garantir a segurança e proteção dos profissionais e clientes. São 50 vagas disponíveis e nós também estamos aceitando sugestões para temas que os trabalhadores queiram se atualizar”, anuncia Dayse Carvalho.
 
Profissionais aprovaram a integração do governo junto aos trabalhadores
 
O trabalho integrado entre as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico em proporcionar a capacitação e orientação dos profissionais atuantes na cidade vem agradando e valorizando a mão de obra local. Durante a capacitação, o diretor do Departamento de Trabalho e Renda (Detra) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Gil Magno, apresentou um projeto para revitalização dos carros utilizados pelos trabalhadores que vendem cachorro-quente.
 
“Nós estamos atendendo uma reivindicação dos próprios ambulantes. Eles gostariam de modernizar os carros e nós trouxemos um projeto para apresentá-los e um carro para dogueiros como se fosse um food truck. A princípio todos se interessaram, vamos nos reunir com os 75 vendedores de cachorro-quente da cidade e apresentar essa proposta, lembrando que é apenas uma sugestão, não iremos obrigar a troca dos veículos”, afirma Gil Magno.
 
 Vendendo cachorro-quente há 15 anos na cidade, André Luciano da Fonseca aprovou a ideia e já está disposto a realizar o investimento no novo modelo de veículo.
 
“Eu e minha esposa por muitas vezes trabalhando debaixo da chuva para vender o cachorro-quente ou o hambúrguer. Com esse modelo de food truck nós ficaríamos dentro do carro o que nos traz mais conforto e segurança. A prefeitura está de parabéns promovendo esses cursos e nos apoiando em nossas atividades, nunca houve essa aproximação antes”, disse André Luciano da Fonseca.
 
Para se inscrever para o próximo curso de Biossegurança para atividades de embelezamento basta enviar o nome completo para o e-mail covisapetropolis@gmail.com ou pessoalmente na sede da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária está localizada à Avenida Dom Pedro I, 353, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. Os telefones de contato são: (24) 2246-9041 e 2246-9209.
Programação dos filmes em cartaz