Bom dia!           Sbado 20/04/2024   07:28
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Ensino > Cursos > Servidores da Educação participam de Minicurso de Libras
Servidores da Educação participam de Minicurso de Libras
Capacitação sobre linguagem de sinais acontece na Casa da Educação

22/08/2017 - 17:46 - A Casa da Educação Visconde de Mauá vai sediar até quinta-feira (24.08), um minicurso de formação continuada com servidores da Educação e integrantes do Instituto Emanuel – que desenvolve projetos de assistência ao deficiente auditivo - para melhor atendimento aos portadores de necessidades auditivas. Nesta terça-feira (22), 30 profissionais participaram da capacitação. A ação é o resultado de uma parceria entre o Departamento de Capacitação e Formação Profissional da Secretaria de Educação e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

“Nosso objetivo é atender cada vez melhor os alunos, todos eles, sem distinção. Agradeço aos profissionais que dedicaram um pouco do seu tempo para participar dessa iniciativa”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

O departamento passou por um processo seletivo para receber a assessoria técnica do INES. “Agradecemos o empenho, dedicação e atenção dos profissionais do INES. Os servidores estão gostando muito do minicurso e a aprendizado é maravilhoso. Esse tipo de especialização faz toda a diferença na rotina da rede municipal de Educação”, contou a diretora do departamento, Márcia Chiote.

Os temas que estão sendo apontados no curso são: “A importância da Libras no contexto escolar, social e familiar” e “A produção de materiais pedagógicos para surdos”.

Patrícia Hammes Mariano, diretora do CEI Frei Leão, afirmou que sempre teve vontade de aprender libras. “Acredito que a qualquer momento poderei conhecer alunos ou pessoas com dificuldade de comunicação. Estar nesse grupo foi um presente, pois o contato com a linguagem dos sinais está me oferecendo uma noção. Não é fácil, estou aprendendo a disciplinar corpo e mente para compreender o outro. Como professora e apaixonada pela inclusão, acredito que um dia a oferta da linguagem dos sinais será maior para a sociedade. Meu objetivo é estar preparada para quando necessário recepcionar um aluno. Agradeço pela oportunidade de participar dessa parceria com o INES".

Único em âmbito federal, o INES ocupa importante centralidade, promovendo fóruns, publicações, seminários, pesquisas e assessorias em todo o território nacional. Possui uma vasta produção de material pedagógico, fonoaudiológico e de vídeos em língua de sinais, distribuídos para os sistemas de ensino.

Programação dos filmes em cartaz