Boa tarde!           Domingo 28/11/2021   17:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Afta atinge mucosa causando dor e incômodo na boca
Afta atinge mucosa causando dor e incômodo na boca
As causas para o problema vão desde uma mordida acidental na bochecha até o refluxo estomacal.
 
18/08/2017 - 17:09 - A afta atinge as duas camadas mais superficiais da pele na cavidade oral: o epitélio e o tecido conjuntivo. Caracteriza-se por uma ferida arredondada e esbranquiçada, que causa incômodo e dor pelo período médio de uma a duas semanas. É possível encurtar o sofrimento com o uso de medicamentos na forma de cremes ou pomadas. O ideal é que eles sejam recomendados pelo dentista após a avaliação do quadro.
 
As causas vão desde um trauma causado por uma mordida acidental, até o refluxo estomacal (quando os ácidos presentes no estômago retornam para o esôfago devido a uma deficiência na válvula responsável por fechar essa passagem).
 
Alguns alimentos também podem ser responsáveis pelo aparecimento das aftas por causarem reações alérgicas. O cirurgião-dentista Márcio Marques, do Instituto Rio, explica que algumas pessoas acreditam que a ferida é reflexo de uma reação do sistema digestivo, quando, na verdade, o problema vem do contato direto com a boca.
 
"No caso de sucos de frutas cítricas, por exemplo, a pessoa acredita que eles 'atacaram' o estômago. Na verdade, a acidez dessas frutas age na mucosa mesmo, causando uma reação alérgica de contato", esclarece Márcio Marques.
 
As maloclusões, ou seja, os dentes mal posicionados na arcada dentária, assim como próteses mal adaptadas na boca, também podem aumentar o risco do surgimento de aftas em consequências de mordidas acidentais dos lábios ou da bochecha. Nestes casos, as feridas podem surgir com frequência e a solução é tratar as causas.
 
“São diversos os tipos de maloclusões, que causam desarmonia no encaixe dos dentes. Todos têm tratamento e cabe ao dentista indicar o melhor. O mesmo vale para as próteses, que devem ser avaliadas por um cirurgião-dentista”, orienta o cirurgião-dentista, acrescentando que a boca é uma cavidade naturalmente habitada por bactérias, o que pode levar a infecções secundárias, caso o sistema imunológico esteja comprometido.
 
A clínica multidisciplinar Instituto Rio tem sede em Petrópolis, na Serra do RJ, e em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Os endereços são Rua Marechal Deodoro, 119, salas 12 a 14, no Centro de Petrópolis, e Av. Teixeira e Souza, nº 2.277, sobreloja, no Braga, em Cabo Frio. Mais informações pelos telefones (24) 2231-0365 e (22) 2647-6242.
Programação dos filmes em cartaz