Bom dia!           Sábado 29/02/2020   10:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Comdep inicia corte e Poda de Árvores Secas
Comdep inicia corte e Poda de Árvores Secas
51 árvores serão removidas e outras 135 serão podadas a partir de autorizações da Secretaria de Meio Ambiente e do Iphan

Foram plantadas quase 150 mudas para repor as que serão retiradas
 
18/08/2017 - 15:34 - A Comdep começou nesta sexta-feira (18.08) a fazer corte de 51 árvores e poda de 135 que estão secas ou mortas na cidade. O trabalho teve início após a Secretaria de Meio Ambiente apontar quais deveriam ser removidas e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dar autorização. Para realizar o serviço, o setor de paisagismo já fez a reposição com o plantio de 146 mudas.

O objetivo é evitar que galhos ou troncos secos acabem caindo, o que pode ser um perigo para pedestres e veículos. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente fizeram vistorias no final de junho e emitiram laudos indicando a necessidade de remoção e de limpeza de erva-de-passarinho – planta que suga os nutrientes das árvores e deixa os troncos secos.

“Na maioria dos casos, nossa equipe técnica entende que o ideal é a poda preventiva, mas se houver necessidade, fazemos o pedido de corte completo da árvore. O estado avançado de degradação dos troncos de algumas árvores no Centro Histórico oferece um risco grande de queda e por isso atestamos a retirada”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

O trabalho começou pela Av. Koeler e pela Av. Ipiranga. Já estão previstos para os próximos dias a remoção de árvores nas ruas da Imperatriz, Manuel Afonso, Buenos Aires e Av. Kennedy.

“Nos locais mais movimentados, o serviço vai acontecer em períodos com menos trânsito, como nos sábados. Esse trabalho é importante para a segurança das pessoas e para não gerar prejuízo material. A partir das autorizações necessárias, nós podemos começar a fazer os cortes e as podas”, explicou o presidente da Comdep, Wagner Silva.

O Iphan determina que para que uma árvore seja removida, é necessário fazer reposição. Por isso, antes de começar o serviço, o setor de paisagismo da Comdep realizou o plantio de magnólias, pau-brasil e ipê amarelo em todos os locais onde serão haverá corte. 
Programação dos filmes em cartaz