Boa tarde!           Sbado 25/06/2022   17:16
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Teatro > Petrópolis recebe Matheus Nachtergaele no Theatro D. Pedro em setembro dia 09/09 ás 20h
Petrópolis recebe Matheus Nachtergaele no Theatro D. Pedro em setembro dia 09/09 ás 20h
Ator faz uma homenagem poética à mãe, que será apresentada no dia 9, às 20h
 
Venda de ingressos começa na quinta-feira (17.08)
 
06/09/2017 - 15:32 - Com poesias escritas pela própria mãe, embaladas pelas canções que ela gostava, o ator Matheus Nachtergaele faz a sua homenagem a quem lhe deu à vida em forma de espetáculo que chega à Petrópolis em setembro. O recital Processo de Conscerto do Desejo será apresentado no dia 9, às 20h. Os ingressos já podem ser adquiridos a partir de quinta-feira (17.08) na bilheteria do espaço.

Acompanhado pelos músicos Luã Belik, ao violão, e Henrique Rohrmann, no violino, Matheus traz à luz os versos de Maria Cecília Nachtergaele, que se matou aos 22 anos, quando o ator tinha apenas três meses. O repertório musical afetivo - com as músicas de que Maria gostava - dá o tom do espetáculo que circulou pelos mais importantes festivais de cultura do Brasil. Foram mais de 70 apresentações do espetáculo, que chegou aos palcos em novembro de 2015 e conferiu a Matheus Nachtergaele a indicação como Melhor Ator nos prêmios Cesgranrio e Shell em 2016.

No que considera um “recital à moda grega, é um lamento, mas é iluminado”, explica o ator, diretor e filho da poeta, Matheus revela aos espectadores quem foi Maria Cecília. Ele lembra que demorou muitos anos para decidir o que fazer com o caderno de poesias da mãe que recebeu de presente do pai aos 16 anos.

“Era uma espécie de vespeiro emocional e esperei até sentir que não era mais tão perigoso, que as picadas haviam se cicatrizado. O teatro é lugar da cerimônia, é o meu lugar. Fiz o meu festejo fúnebre e a minha celebração como num ritual japonês colorido”, explica.

Moldando o afeto, a dor, a beleza e tantos sentimentos, Processo de Conscerto do Desejo faz com que a presença de Maria Cecília seja transformadora e tocante.
“Não sou nada místico, mas é um pequeno milagre porque ela vive todas as noites ao meu modo. É uma experiência que transformou o meu pesar e me mostrou a beleza de ser quem sou, apesar de não ter conhecido essa grande mãe. Faço esse espetáculo com uma imensa alegria”, conta Matheus Nachtergaele, que estará em Petrópolis com o espetáculo no dia 9 de setembro.
 
Serviço:

Espetáculo Processo de Conscerto do Desejo com Matheus Nachtergaele

Data: dia 9 de setembro (sábado)
Horário: 20h
Ingresso: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira)
Classificação: 16 anos

Local: Theatro D. Pedro
Endereço: Praça dos Expedicionários s/n
Tel.: (24) 2235-3833
Bairro: Centro
Cidade: Petropolis
Programação dos filmes em cartaz