Boa noite!           Sábado 21/09/2019   18:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Consultor de Negócios e Psicóloga ministram Palestra sobre Relação da Felicidade no Âmbito Profissional dia 09/08 ás 19h
Consultor de Negócios e Psicóloga ministram Palestra sobre Relação da Felicidade no Âmbito Profissional dia 09/08 ás 19h
Propósito e protagonismo no trabalho: o papel das emoções positivas nas organizações
 
02/08/2017 - 09:05 - Quarta-feira, 09 de agosto de 2017, das 19h às 21h à Casa de Claudio de Souza, à Praça da Liberdade, 247 - Centro, Petrópolis – RJ, será palco da palestra intitulada “Empresa = técnica +  felicidade + lucros”, que será ministrada por Mairom Duarte, Consultor de negócios membro da Costa Salgueiro Consultoria, e da Psicóloga Ana Clara Bittencourt.
 
A criação da palestra e a escolha dos temas que vão ser abordados surgiu a partir de um questionamento feito por grande parte dos clientes dos dois palestrantes: “Afinal de contas, qual a necessidade do empresário pensar e avaliar sua força de trabalho, ou seja, o trabalhador, como um indivíduo que deve ser motivado e valorizado por suas qualidades e forças humanas?”.
 
Após ouvirem muitas vezes esse tipo de questionamento Mairom e Ana Clara decidiram se unir profissionalmente e foi então que surgiu a palestra que tem como meta abordar a visão técnica das organizações que passa pelos processos de trabalho e de negócios. Em seguida o foco da conversa muda para as interações emocionais positivas nas organizações e os benefícios de se ter colaboradores conscientes de suas qualidades humanas positivas.
 
“Iniciando com a revolução industrial, as empresas são pautadas pela técnica de produzir ou prestar serviços. A diferenciação no mercado está em quem oferece o produto ou presta um serviço de qualidade. E, a visão do empresário é, ainda, atualmente, em sua maioria, dentro da técnica da sua empresa: como produzir ou servir dentro de processos frios e produtivos”, explica Mairom Duarte.
 
O especialista ainda lembra que em meados dos anos 1990, esse pensamento começou a mudar. “Projetos de mudanças empresariais começaram a ser desenvolvidos, aliando técnica com gestão de pessoas. Iniciou-se, então, uma quebra de paradigmas: o pensamento de equilibrar a pessoa como ser humano e em busca de satisfação e felicidade, aliado a fria realidade das técnicas de processos de negócios”.
 
Ana Clara pontua que desde que o mundo é mundo as pessoas buscam a felicidade. “Esse é um objetivo perseguido desde os primórdios da humanidade. Pessoas felizes são mais saudáveis e funcionais, têm uma visão de mundo mais ampliada e otimista, são mais curiosas e exploradoras, apresentam inúmeras estratégias adaptativas. Também apresentam maior capacidade de solução de problemas, são mais proativas, possuem as condições necessárias para tomada de decisões, tendem a ter maior nível de autoconfiança e confiam mais nos outros, são mais engajadas no seu trabalho e realizam muito mais metas em suas vidas. São comprometidas com aquilo que acreditam e buscam ser mais eficientes naquilo que se propõem a realizar. Por esses motivos são mais produtivas”, explica a psicóloga.
 
O fato é que as emoções positivas são o produto do florescimento dos indivíduos e constituem objeto de estudos da Psicologia Positiva que é um movimento científico que surgiu no ano de 1998 a partir das pesquisas do psicólogo Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi. “Ambos pesquisaram os aspectos positivos e virtuosos dos indivíduos. Seligman estudou o otimismo, as emoções positivas, os indivíduos engajados, comunidades e organizações felizes dentre outros conceitos e, Csikszentmihalyi desenvolveu a Teoria do Flow (fluir) fazendo correlações desse conceito no meio organizacional. Segundo ele quando o indivíduo entra em flow na tarefa que está executando experimenta um nível maior e mais intenso de emoções positivas e essa experiência produz felicidade e bem-estar. Um trabalhador engajado, que se sente feliz na sua organização, que reconhece suas competências técnicas, mas também as emocionais se torna “protagonista na organização”: comprometido, competente, satisfeito e empreendedor”, declarou Ana Clara.
 
De acordo Ana Clara, os estudos sobre os efeitos das emoções positivas nos indivíduos, a felicidade pessoal reflete na organização positivamente, pois influencia os processos organizacionais tendo em vista que pessoas felizes são mais proativas, contribuem para que aja um melhor clima organizacional, trabalham mais engajados e, consequentemente, são mais produtivos além de se comprometerem com a longevidade da empresa. Essas emoções positivas por contribuírem para que o clima na empresa seja mais positivo e, por isso, favorecem o bem-estar subjetivo no trabalho.
 
“É importante ressaltar que os seres humanos são seres unos. Afirmar que os fatos que acontecem na vida pessoal de um indivíduo e que geram sentimentos/emoções tanto positivas quanto negativas não influenciam no dia a dia no trabalho seria uma inverdade absoluta, pois não é possível anular totalmente essas influências. No entanto, existem formas de neutralizar esses efeitos, por exemplo, quando os indivíduos se sentem pessimistas ou negativos no trabalho, podem aprender a reconhecer suas Forças de Caráter – qualidades humanas positivas – e desenvolver estratégias para fortalecê-las dia a dia, transformando essas forças numa alavanca motivacional. A partir da descoberta sobre as “Forças de Assinatura”, como são chamadas as Forças de Caráter, os indivíduos passam a experimentar mais emoções positivas no trabalho e se tornam mais otimistas, felizes e motivados”, finaliza Ana Clara.
 
De forma geral a palestra tem como meta apresentar algumas estratégias para promoção de mudanças positivas e frutíferas para a organização e para o próprio colaborador no que se refere ao desenvolvimento de suas potencialidades humanas.
 
Mairom Duarte e Ana Clara Bittencourt possuem vivência e experiência em como alinhar e alinhavar visão técnica e gestão da felicidade. Possuem prática nesse assunto e, sem dúvida, vão apresentar uma nova visão que os empresários devem ter para se destacarem no mercado.
 
Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas na Costa Salgueiro Consultoria no site www.csalgueiro.com.br, através da Fanpage https://www.facebook.com/costasalgueiro, no Canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCbGpmQSXfZJeFBlgZmX7LRw, pelo telefone (24) 2237-9500 ou na sede localizada no Edifício Pio XII, Rua Marechal Deodoro, 119 – sobreloja 19 Centro – Petrópolis/ RJ.
 
SERVIÇO:

Tema: EMPRESA = TÉCNICA +  FELICIDADE + LUCROS

Propósito e protagonismo no trabalho: o papel das emoções positivas nas organizações

Data: Quarta-feira, 09 de agosto de 2017.
Horário: das 19h às 21h
Local: Casa de Claudio de Souza
Endereço: Praça da Liberdade, 247
Tel.: (24) 2231-5156 
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis – RJ
 
PALESTRANTES:

ANA CLARA BITTENCOURT – PSICÓLOGA - Especialista em Psicologia Positiva, Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, formada em Terapia Cognitivo-Comportamental e Pós-Graduada em Dependência Química. Fundadora do CADEPH-QV - Centro de Atendimento e Desenvolvimento das Potencialidades Humanas para Qualidade de Vida e Psicologia Positiva. Ministra palestras desde a formação em Psicologia em 1995, porém, há quatro anos vem realizando palestras e workshops sobre os temas da Psicologia Positiva, além de ministrar treinamento de equipes pedagógicas com o projeto “A Escola Positiva em Foco: Desenvolvendo Emoções Positivas e Fortalecendo Competências”.
 
MAIROM DUARTE – CONSULTOR DE NEGÓCIOS - Petropolitano e Diretor da Costa Salgueiro Consultoria desde 2000. É Engenheiro Eletricista pela UFRJ (1983). Possui larga experiência em Consultoria Empresarial, tendo trabalhado por 14 anos na Accenture Consulting e 03 anos na Ernst & Young Consulting. É especialista em gestão de negócios, participando e coordenando projetos de reestruturação empresarial e implantação de sistemas de gestão integrada em empresas de grande porte. Toda essa experiência é aportada aos clientes, nos projetos que participa. Clientes já atendidos: Petrobras, Votorantin, Jornal do Brasil, Vivo, Light, Coelba, Braspetro Colômbia, Karsten, CPFL, Grupo Industrial João Santos, Cimento Mauá, Braskem, entre outros. Em Petrópolis a Costa Salgueiro deixa sua marca em diversas empresas da cidade tais como Vassouras Rossi, Telas São Jorge, CTO – Centro de Terapia Oncológica, Grupo Tribuna de Petrópolis entre outras. Desde 2016, com o produto Diretor de Aluguel, muitas pequenas empresas, em diversos ramos de negócio, estão usufruindo dessa experiência.
Programação dos filmes em cartaz