Boa tarde!           Segunda 21/10/2019   14:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Livros > Lançamento de livros durante a III Semana da Educação
Lançamento de livros durante a III Semana da Educação
Evento vai ocorrer na Universidade Estácio de Sá
 
04/07/2017 - 17:04 - A III Semana da Educação vai contar com o lançamento dos títulos: “Formação Industrial de Petrópolis”, “Formação Industrial de Petrópolis”, “Literatura Afro-Brasileira?” e “Estrangeiro, eu?”. A programação é uma realização da prefeitura por meio da Secretaria de Educação.
 
O tema da III Semana da Educação Básica será: “Múltiplas Linguagens, Múltiplos Olhares, Múltiplas Práticas” e abordará reflexões relacionadas à prática docente. A programação é voltada  a alunos de universidades, professores e educadores da rede pública municipal, da rede pública estadual e da rede particular, além da sociedade civil. O evento vai ocorrer entre 25 a 31 de agosto de 2017, na universidade Estácio de Sá.
 
A autora Bianca Della Nina lançará os títulos: “Literatura Afro-Brasileira” e “Estrangeiro, Eu?”. O primeiro pressupõe a dificuldade de quais critérios se usariam para classificar os autores que se enquadram no espírito da chamada “literatura afro-brasileira”.
 
“Ao procurar responder a essa pergunta, vimo-nos em um debate que, da perspectiva da história da literatura, é recente pelas implicações socioculturais envolvidas: há ou não há uma literatura negra brasileira e, se houver, o que a caracteriza? A partir destes questionamentos,  vamos traçar um panorama de autores que se enquadram nos pressupostos apresentados, de Domingos Caldas Barbosa a Marise Helena do Nascimento Araújo Tietra. Após este panorama, abordamos literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasile  a imprensa negra. Terminamos com sugestões de leituras que acreditamos ser pertinentes para o aprofundamento deste tema”, disse Bianca.
 
Já “Estrangeiro, eu?” trata dos estrangeirismos, permutas entre diversos povos, não só de caráter comercial, mas ainda de natureza literária, artística e cultural.
 
“As práticas pedagógicas a serem utilizadas pelos profissionais da educação devem possuir embasamento técnico, sustentado pelo desenvolvimento das competências profissionais de cada indivíduo. Os professores e educadores devem buscar constantemente a formação continuada. As oficinas e palestras oferecidas durante a Semana de Educação deverão propiciar aos docentes das rede pública e privada e alunos dos cursos de licenciatura um olhar crítico e reflexivo sobre a linguagem inerente à sua área de atuação”, disse Bianca.
 
Sobre a oportunidade de lançar dois livros durante a Semana, Bianca afirma que é uma ótima oportunidade para os professores da rede. “É chance para docentes da rede pública municipal lançarem livros que abordam temáticas decorrentes de linhas de pesquisa específica de cada pesquisador de diversas áreas do conhecimento. É uma oportunidades os professores de Petrópolis conhecerem obras produzidas no âmbito da educação petropolitana”, explica.
 
O autor Pedro Paulo Aiello Mesquita lançará “Formação Industrial de Petrópolis”. O objetivo do livro é o de verificar a realidade industrial e proletária vivida na cidade de Petrópolis dentre os anos de 1872 a 1937.
 
Já o autor Norton Ribeiro lançará “Petrópolis, cidade operária: a trajetória do movimento Operário na indústria têxtil (1930-1964)”. O livro mostra a história dos trabalhadores, suas lutas e associações de classe.
 
Os objetivos da Semana da Educação são: desenvolver o profissional de Educação por meio de diversos exercícios e troca de experiências; possibilitar o pensar pedagógico que envolve a compreensão da realidade, a investigação e formulação de opiniões e contribuir para a reflexão e, consequente ressignificação das práticas pedagógicas dos docentes a partir de reconsiderações dos saberes necessários à docência.
Programação dos filmes em cartaz