Boa tarde!           Domingo 18/08/2019   15:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Bauernfest: tradicional artesanato ganha inspiração com a festa e também boa oportunidade de impulsionar as vendas
Bauernfest: tradicional artesanato ganha inspiração com a festa e também boa oportunidade de impulsionar as vendas
Trabalhos das oito associações de artesãs da cidade estão expostos no burgo alemão
 
27/06/2017 - 17:53 - Chapéu, arcos floridos, cachecol nas cores preta, vermelha e amarela e até roupinha típica alemã para boneca. A influência germânica também é inspiração para os diversos trabalhos artesanais expostos no burgo alemão em um lugar especial durante a 28ª Bauernfest. Tradição em Petrópolis e também na Festa do Colono Alemão, o artesanato está presente no evento – no entorno do Palácio de Cristal - para oferecer ao público mais um produto petropolitano e, para as artesãs, como a grande oportunidade de impulsionar as vendas.
 
“O evento tem esse potencial de expandir as oportunidades para toda a cidade. Queremos inserir todo tipo de comércio e trabalho na festa. E o artesanato é um deles. Além de tradição em Petrópolis, tem público que visita a festa para conferir e comprar o trabalho dessas artesãs. E elas abraçam a festa criando produtos especialmente para a Bauernfest. Elas entendem a dimensão e importância econômica da festa para toda a cidade”, comenta o prefeito Bernardo Rossi.
 
Foi o que contou a artesã Simone Santos Dias Câmara. Ela e mais 5 integrantes da mesma família fazem parte da Neilarte, uma associação criada em 2004 que há mais de 10 anos participa da Bauernfest. O grupo expõe os trabalhos diversos somente em eventos, mas garantem que o melhor deles é a Festa do Colono Alemão.
 
“Essa festa para nós faz toda a diferença. O turista já chega com a expectativa de ver o que tem de novo nos nossos trabalhos e ver o artesanato daqui. Garante a nossa renda do ano todo”, disse a artesã. “É o melhor evento do ano, batendo até o Natal, que é mais longo. Mas não tem jeito. A Bauern é nossa melhor oportunidade”, completou o presidente da associação, Milton Antônio da Silva, de 78 anos.
 
Concorda com eles a artesã Djilma Mariana, de 74 anos. Costureira aposentada, há 10 anos decidiu fazer trabalho manual para ganhar uma renda extra. E desde então se dedica ao artesanato e afirma que na Bauern os lucros aumentam pelo menos 40%.
 
“Eu me aposentei e não tinha o que fazer. Resolvi fazer artesanato como outra ocupação. Hoje exponho em casa e no Bingen, mas aqui na festa é o melhor lugar. É um evento muito importante para nós, artesãs. Este é o terceiro ano que participo e espero aumentar em 40% as vendas”, contou a aposentada que tem como principal produto na festa os charmosos arcos florais – que vende de 20 a 30 por dia - além de chapéus típicos alemães feitos de feltro, entre outros itens.
 
“Este é o clima que queremos. Uma festa da cidade, que o petropolitano entenda que é o anfitrião e que tem no evento oportunidades para incrementar a renda com o que sabe fazer. O evento inspira os comerciantes e no artesanato não é diferente. Eles criam produtos incríveis com a cara da festa e que é mais uma das lembranças que os turistas, principalmente, levam da nossa cidade e do nosso principal evento que é a Bauernfest”, destaca Marcelo Valente, secretário da TurisPetro que organiza a festa em conjunto com o Instituto Municipal de Cultura e Esportes.
 
A programação completa da 28ª Bauernfest pode ser conferida no site wwww.bauernfestpetropolis.com.br.
 
Confira a programação desta quarta-feira (28.06)
 
Muita animação vai contagiar o público da Festa do Colono Alemão na véspera do feriado, nesta quarta-feira (28.06). O Palácio de Cristal será palco do Baile da Feliz Idade, de 17h às 20h. Em seguida tem o tradicional concurso de chope em metro, que abre inscrição às 19h. Depois de conhecer os classificados do concurso mais animado da festa, a Banda Germânica comanda o bailão de 21h às 24h. No Palco Koblenz a dança folclórica começa às 19h15 e segue com apresentações até 23h.  
 
Na Praça da Liberdade a diversão começa cedo, de 11h às 13h com os Jogos Germânicos. O público pode participar das competições de Batalha e Corrida com tora. No Palco Koeler tem concerto, às 20h, com o Coral Pro Tempore. E no Palco Biergarten, na Praça Visconde de Mauá, a música começa 18h com a Banda do Barril e depois Molho Inglês, às 20h30.
 
O Baile do Fritz, no Petropolitano F.C., começa 20h com DJ e depois, às 22h, sobe ao palco a irreverente Banda do Fritz. Na Catedral São Pedro de Alcântara, às 19h30, tem Concerto de Órgão com o Maestro e Organista Marco Aurélio Lischt.
 
Grupos que se apresentam no Palco Koblenz
 
19h15 – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
20h00 – Kaiserstadt Kulturkreis
20h45 – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis
21h30 – Mosel Volkstänz de Petrópolis
22h15 – Petrópolis Danças Folclóricas
23h00 – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt 
Programação dos filmes em cartaz