Boa tarde!           Terça 20/08/2019   15:49
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Exibição do filme Lutero – O Reformador - na Casa da Educação Visconde de Mauá
Exibição do filme Lutero – O Reformador - na Casa da Educação Visconde de Mauá
Evento faz parte do “Projeto Minhas Raízes, Minha História”, em homenagem ao Dia do Colono Alemão.
 
25/06/2017 - 09:26 - Durante da 28ª Bauernfest, a Casa da Educação Visconde de Mauá vai realizar uma série de eventos em homenagem à cultura Alemã. Uma delas será a apresentação comentada do filme Lutero – O Reformador. O encontro também faz parte das comemorações dos 500 Anos da Reforma Luterana.  O filme Lutero será exibido no auditório da Casa da Educação no dia 27 de junho, terça-feira, às19h.  Após a exibição, o espaço será aberto para debates. O evento é aberto ao público. A classificação indicativa é 18 anos.
 
O evento será coordenado por Marcos Carneiro, presbítero da Igreja Luterana, responsável em Petrópolis, pela programação de comemoração pelos 500 anos de Reforma Luterana. O filme conta a história do alemão Martinho Lutero. Dados históricos revelam que parte dos primeiros colonos alemães que chegaram em Petrópolis eram protestantes.
 
“O filme retrata muito bem os fatos e será um encontro importante dentro da programação comemorativa pelos 500 anos da reforma, comemorada no dia 31 de outubro. As igrejas luteranas e evangélicas estão formulando eventos e a intenção é mostrar a importância dessa reforma para a sociedade. Em 21 de setembro vamos lançar um selo comemorativo para a data. Ficamos contentes em poder participar desse encontro na Casa da Educação Visconde de Mauá durante a Bauernfest, um circuito cultural importante da tradição alemã na cidade”, afirma Marcos.
 
Marcos conta ainda que Lutero foi um grande incentivador do estudo e da criação de escolas na Alemanha. “Lutero tinha uma ligação importante com a educação. Através do seu movimento, ele incentivou a criação de escolas ao lado de igrejas na Alemanha, o que ajudou a minimizar o analfabetismo na região. Além disso, ele era um grande incentivador da leitura. Dizia para as pessoas lerem a bíblia para conhecer a história, teve trinta livros publicados e traduziu a bíblia para o idioma alemão”, explica Marcos.
 
O encontro também contará com a presença dos pastores Elton Pothin, Paulo Almeida e Pastor Jonas. O filme Lutero é uma produção Alemã. Tem 121 minutos de duração e é estrelado pelo ator Joseph Fiennes.​
Programação dos filmes em cartaz