Boa tarde!           Sábado 19/10/2019   12:42
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Livros > MPF lança no Rio de Janeiro livro sobre atuação contra crimes da Ditadura Militar - dia 26/06 ás 18h
MPF lança no Rio de Janeiro livro sobre atuação contra crimes da Ditadura Militar - dia 26/06 ás 18h
22/06/2017 - 13:12 - Evento acontece na Associação Sholem Aleichem, no próximo dia 26, às 18h; livro Crimes da Ditadura Militar, do MPF, relata atuação da instituição no combate aos crimes cometidos pela repressão

No próximo dia 26 de junho, a partir das 18 horas, em evento conjunto com o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ e com o Centro Pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL), o GT sobre Justiça de Transição do Ministério Público Federal (MPF) fará o lançamento do livro “Crimes da Ditadura Militar”, um relatório da atuação do MPF entre 2012 e 2017 na investigação e responsabilização dos crimes cometidos pela ditadura militar, entre 1964-1985. O evento celebra o Dia Internacional de Luta Contra a Tortura, e será realizado na Associação Sholem Aleichem (Rua São Clemente, 155 - Bloco 2 - Fundos - Botafogo).

Com quase 350 páginas, a obra contém um resumo de todas as 27 ações penais ajuizadas pela instituição até o momento, em face de 47 agentes da repressão envolvidos em 43 crimes cometidos contra 37 pessoas. Gráficos e tabelas detalham as ações penais para processar e julgar tais crimes, com informações sobre o ano de instauração das ações, local onde corre o processo, nomes dos denunciados e andamento dos processos nas instâncias da Justiça Federal.

O material produzido nas investigações em curso foi parcialmente disponibilizado na publicação e representa uma importante fonte de pesquisa histórica a respeito da organização e dos métodos utilizados pelo Estado ditatorial.

Completam a obra esclarecimentos sobre todas as teses jurídicas desenvolvidas pelo MPF para dar cumprimento à sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes-Lund (Araguaia), que condenou o Brasil a investigar e punir os crimes da ditadura militar. O livro traz emocionantes depoimentos de familiares de desaparecidos políticos, como os do escritor Marcelo Rubens Paiva, Victória Grabois e Iara Xavier Pereira, e de sobreviventes da repressão, como Amelinha Teles.

A programação do evento prevê uma mesa-redonda, seguida de debate com a plateia, com o procurador da República Sergio Gardenghi Suiama, coordenador do GT sobre Justiça de Transição do MPF/RJ e autor do relatório, e Elizabeth Silveira e Silva, integrante do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ.

Exemplares da publicação serão gratuitamente distribuídos no evento.

SERVIÇO:

Local: Associação Sholem Aleichem
Endereço: Rua São Clemente, nº 155, bloco 2, fundos 
Tel.: (21)  2539-7740
Bairro: Botafogo
 
Mesa de debate: Sergio Suiama (MPF/RJ) e Elizabeth Silveira e Silva (GTNM/RJ)
Entrada Gratuita
 
Programação dos filmes em cartaz