Boa noite!           Quinta 02/12/2021   04:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > 190 mil pessoas já foram Imunizadas contra Febre Amarela
190 mil pessoas já foram Imunizadas contra Febre Amarela
Meta de imunizar 100% da população até outubro
 
Não há casos da doença registrada em humanos e nem sob investigação
 
02/06/2017 - 17:26 - A Secretaria de Saúde vem reforçando as estratégias de imunização contra febre amarela em todo o município. Além de manter as doses em 41 unidades, a Saúde realizará uma nova etapa de vacinação volante em áreas verdes e de mata fechada. A ação ocorrerá em Araras ainda na primeira quinzena de junho. O objetivo é reforçar o cinturão de imunização proposto pelo Ministério da Saúde que já imunizou mais de 80 mil pessoas, apenas em áreas verdes, entre março e abril deste ano.
 
Pelo menos 190 mil moradores de Petrópolis foram imunizados contra a febre amarela até o momento. A Secretaria de Saúde estima que até outubro mais 100 mil pessoas sejam vacinadas. A medida atende a recomendação da Secretaria de Saúde do Estado que confirmou no dia (25/05), a morte de um macaco por febreamarela, em uma área de mata fechada no bairro Bataillard, na Mosela.
 
O prefeito Bernardo Rossi reitera que o município já fazia parte da lista de prioritários indicada pelo Governo do Estado, definida com base na avaliação do cenário epidemiológico do Rio de Janeiro. Em Petrópolis nunca foi registrado nenhum caso de febre amarela em humanos e não há nenhum paciente sob investigação ou com sintomas da doença no município.
 
“O momento é de intensificar os esforços de todos para que possamos vacinar nossa população o quanto antes. As doses estão disponíveis em 41 unidades diariamente e iremos agora retomar as ações volantes, fortalecendo este trabalho de prevenção. Agentes de saúde farão uma nova pesquisa nas comunidades mapeando quem ainda não se vacinou para levarmos as doses a casa das pessoas que não tiverem acesso aos postos de saúde”, explica  o prefeito, Bernardo Rossi.
 
O Ministério da Saúde passou a adotar o protocolo de imunização preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que indica a dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país.
 
“Seguimos o protocolo com a aplicação da dose única. Sendo assim, as pessoas que tomaram a vacina no passado já estão imunizadas. Nós temos até outubro para vacinar o restante da população. Precisamos aproveitar o período do inverno, onde a proliferação de mosquitos diminui para vacinar o maior número de pessoas com tranquilidade”, considera o secretário de Saúde, Silmar Fortes.
 
Devem se vacinar: crianças a partir de 9 meses a adultos com até 59 anos. A imunização é contraindicada para gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico. Diariamente as doses estão disponíveis em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. O atendimento está disponível de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço.
Programação dos filmes em cartaz