Bom dia!           Quinta 20/02/2020   11:32
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Máquina do Programa Limpa Rio em Trajano começa Trabalho em Visconde
Máquina do Programa Limpa Rio em Trajano começa Trabalho em Visconde
Pedido foi atendido pelo Deputado Estadual André Corrêa
 
22/05/2017 - 22:56 - A parceria firmada entre a prefeitura de Trajano de Moraes, na Região Serrana e a Secretaria de Estado do Ambiente começou a render frutos. O principal córrego que corta o distrito de Visconde de Imbé, que é um dos afluentes do Rio Grande, começou a receber o serviço de dragagem e desassoreamento.
 
O Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente – Inea vai atuar no local, com o objetivo de realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o distrito. O trabalho de limpeza será realizado em aproximadamente quatro quilômetros de extensão.
 
A ação começou na tarde desta segunda-feira, (22), a retirar lixo, lama e esgoto do córrego. “Dessa forma fazemos a prevenção contra enchentes e melhoramos consideravelmente a qualidade de vida das pessoas que moram nas proximidades", explicou o chefe do executivo Rodrigo Viana. O serviço começou após o prefeito e o vice-prefeito Jorge Diniz, terem recebido na cidade o ex-deputado e ex-prefeito de Valença, Luiz Antônio Corrêa, representando o deputado estadual André Corrêa.
 
O processo de desassoreamento e tratamento das águas vai mudar a paisagem do local. “Durante a limpeza será retirado todo tipo de material que esteja obstruindo a passagem das águas, como sedimentos, galhos, lixos e entulhos, para que o curso do rio flua com normalidade, diminuindo o risco de alagamentos em período de chuvas. O serviço será de grande relevância para a população de Visconde”, afirmou o prefeito Rodrigo Viana.
 
A poluição dos corpos hídricos gera um acúmulo, cada vez maior, de matéria orgânica nas águas, com aumento da vegetação aquática, diminuição do oxigênio e mortandade dos peixes. A deposição de sedimentos alterara o fluxo das águas, provocando enchentes. Essa conjunção de fatores expõe as comunidades à insalubridade, à proliferação de doenças e a alagamentos.
Programação dos filmes em cartaz