Boa tarde!           Terça 19/10/2021   15:43
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Lançamento do projeto “Brasil Musical 2017”
Lançamento do projeto “Brasil Musical 2017”
21/05/2017 - 09:15 - Escolas municipais criarão apresentações artísticas Cultura, Arte, Educação, Originalidade e Criatividade. Essas são as marcas do projeto “Brasil Musical” que começará nesse mês na rede municipal de ensino. O Brasil Musical contará com encontro de formação, acompanhamento e culminância com apresentações artísticas de alunos das escolas municipais.

Nesse ano, o Brasil Musical  trabalhará com a temática da História do Brasil na Música Popular Brasileira, no Ensino Fundamental, e Música Infantil dos anos 80 e 90, para Educação Infantil. A expectativa é de que 30 escolas participem do projeto nesse ano e que elas produzam seis espetáculos que serão apresentados para os pais e comunidade no final do ano letivo.

O projeto contará com encontro de formação, acompanhamento e culminância com apresentações artísticas das escolas envolvidas. Para participar é necessário que as diretoras das escolas façam a inscrição para participação da reunião de lançamento do projeto: dia 22, segunda-feira, às 9h, com os representantes das unidades escolares responsáveis pela educação infantil e no mesmo dia, às 14h, com os representantes do ensino fundamental de cada escola.

“Esse é mais um projeto que engrandece a rede municipal de ensino. Através das pesquisas para a montagem dos espetáculos, os alunos têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história do nosso país, da nossa cultura e arte, reforçando o aprendizado na grade curricular”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

O projeto Brasil Musical é aberto com uma palestra voltada para os funcionários dinamizadores de cada escola, escolhidos para fazerem o trabalho do conteúdo com os alunos. Uma apostila está sendo elaborada pela professora Catarina Maul, diretora da Casa da Educação e responsável pelo projeto, juntamente com o professor e historiador Norton Ribeiro e Jaqueline Valle.

“Nesta palestra, muitas histórias, curiosidades, detalhes e músicas são apresentados aos participantes para que o conteúdo seja assimilado e o tema amplamente discutido. De posse desse conteúdo, entram em cena as escolas que desenvolverão, de acordo com sua identidade, o estudo dessa apostila e repertório. O projeto culmina com a realização de espetáculos formados por uma apresentação artística de cada escola participante. Os espetáculos são uma aula de cultura, arte, educação, originalidade e criatividade”, explica Catarina Maul.

Ainda de acordo com Catarina Maul, o projeto mostra o quanto à cidade investe na união da Educação e Cultura. “É muito importante mantermos viva a história da música popular brasileira e também seus representantes, intérpretes ou compositores, pois as manifestações artísticas de um povo estão diretamente ligadas a nossa cultura, nossas lutas ou nossos pensamentos. Realizar um projeto com a consistência e a continuidade do Brasil Musical é mostrar o quanto Petrópolis valoriza e investe na união da Educação e da Cultura, sabedores que somos de que somente tais legados podem mudar nossa realidade atual e futuro”.

O projeto Brasil Musical existe há 15 anos e tem como objetivo manter viva a história da música popular brasileira e também os seus representantes.

“Esse projeto valoriza a cultura dando um outro entendimento para a Educação em si.  Utilizando a arte e música, os alunos aprendem através de atividades que retratam as características da época. As músicas trabalhadas revelam características marcantes da história de cada período. Um exemplo é a música Mestre salas dos mares, de Valdir Blanc”, afirmou Norton Ribeiro.
Programação dos filmes em cartaz