Boa noite!           Quinta 17/10/2019   00:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Centro Cultural de Pedro do Rio celebra os 125 anos de criação do distrito com mostra fotográfica a partir de sexta-feira (19.05)
Centro Cultural de Pedro do Rio celebra os 125 anos de criação do distrito com mostra fotográfica a partir de sexta-feira (19.05)
Imagens e recortes de jornais com histórias sobre o quarto distrito podem ser conferidas a partir de sexta-feira (19.05)
 
16/05/2017 - 17:51 - A origem do distrito de Pedro do Rio e sua transformação ao longo de seus 125 anos – completados no último dia 8 de maio – são contadas por meio de imagens e recortes antigos de jornais que estarão expostos no Centro Cultural Celina Barbosa. A mostra comemorativa Pedro do Rio e um pouco de sua história pode ser conferida pelo público a partir desta sexta-feira (19.05), com entrada gratuita.
 
Nas mais de 80 imagens que estamparão o centro cultural, entre fotografias e registros da imprensa, o público vai conhecer diversas histórias do quarto distrito, como a origem do nome, as mudanças que marcaram a região, alguns acontecimentos e momentos importantes para a comunidade.
 
“As pessoas vão conhecer porque o distrito leva esse nome, pois havia dois Pedros aqui, um que morava na parte de cima e o outro na de baixo, o da beira do rio. Os dois tinham comércio e alguns falavam que a mercadoria do Pedro do Rio era melhor e acabou ficando esse nome. Tem registros da barreira de 1983, do clube de Pedro do Rio, como era o distrito e da transformação ao longo do tempo. Enfim, é muita história sobre nosso distrito”, conta Joel Vieira, coordenador do Centro Cultural, que idealizou a mostra.
 
A mostra é composta em grande parte pelo acervo fotográfico e até mesmo de registros na imprensa de moradores que contribuíram para a formação da comunidade e da homenagem à criação do distrito.
 
“Reunimos todo o acervo de moradores antigos e importantes da nossa comunidade, como o professor Adelino da Silva Brandão, o nosso “poeta esquecido”, que foi diretor, é artista plástico, escritor, e que nos ajudam a resgatar e valorizar a história de Pedro do Rio”, destaca Joel.
 
A mostra Pedro do Rio e um pouco de sua história será aberta ao público nesta sexta-feira (19.05) e pode ser visitada de segunda a sexta, de 9h30 às 18h e aos sábados até 15h. O acervo ficará exposto ao público até 17 de junho.
Programação dos filmes em cartaz