Boa tarde!           Sexta 22/10/2021   17:12
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí -OCPIT estréia no Theatro Municipal de Petrópolis dias 16 e 17/05
Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí -OCPIT estréia no Theatro Municipal de Petrópolis dias 16 e 17/05
11/05/2017 - 12:30 - A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT realizará, durante o mês de maio, cinco concertos, dos quais dois serão a estréia do grupo instrumental no Theatro Municipal de Petrópolis, nos dias 16 e 17 de maio, e um outro em comemoração ao aniversário da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, no Rio de Janeiro, em 31 de maio.

Formada por jovens músicos instrumentistas petropolitanos, estudantes da rede pública de ensino, a Orquestra é um projeto sociocultural idealizado há quatro anos pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, um programa para Petrópolis da Presidência da Fiocruz, órgão público ligado ao Ministério da Saúde. Desde maio de 2015, a Orquestra recebe o patrocínio da Ge-Celma, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, fortalecendo a proposta do projeto, que é desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista. “Somos uma instituição pública que atua na promoção da saúde e, assim, nossa missão é proporcionar caminhos e perspectivas mais saudáveis também para os nossos jovens, reduzindo as desigualdades e ampliando o acesso aos direitos. Por isso, através da Orquestra, trabalhamos para apoiar o desenvolvimento desses jovens como profissionais da área, para que possam não só se envolver com a música, mas terem-na também como profissão”, explica Felix Rosenberg, Diretor do Fórum Itaboraí.

A Orquestra oferece um curso intensivo e gratuito, com aulas teóricas e práticas de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, principalmente para escolas da rede pública de Petrópolis, com carga horária de 438 horas ao longo do ano. “Nossa meta é que os jovens instrumentistas realizem, no mínimo, 16 concertos por ano. Isso é parte da metodologia que, de um lado, fortalece o aprendizado e, de outro, divulga a música clássica, especialmente no ambiente das escolas, compartilhando conteúdo cultural e educativo, formando público e estimulando futuros talentos”, explica Paulo Sá, coordenador da OCPIT. Como parte da proposta pedagógica, há também uma parceria firmada com a Escola de Música da UFRJ, que contempla visitas regulares dos alunos àquela instituição, assistindo a ensaios da Orquestra Sinfônica da UFRJ, recitais, palestras e master classes com professores. “Com a Orquestra indo para seu para o quinto ano, consigo perceber o quanto amadurecemos e sinto os jovens músicos cada vez mais preparados para se apresentarem para novos públicos, com um repertório que vem se incrementando, podendo, assim, mostrarmos o sensível, transformador e dedicado trabalho que vem sendo desenvolvido”, conclui Paulo Sá.

O concerto do dia 16 de maio, no Theatro Municipal de Petrópolis, será em comemoração ao Dia das Mães para alunos e familiares da Escola Municipal Paulo Freire, unidade especializada no atendimento a estudantes com deficiência, em Petrópolis. O concerto terá a ilustre presença da Diretora Executiva do Instituto Sul-americano de Governo em Saúde da UNASUR (ISAGS/UNASUR) e ex-ministra de saúde do Equador, Carina Vance, quem estará visitando os diversos projetos do Fórum Itaboraí. No dia seguinte, a Orquestra se apresentará novamente, no mesmo local, como parte da programação da Semana de Enfermagem, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Nos dias 25 e 30, a OCPIT realizará concertos nas escolas municipais Marcelo Alencar e Gunnar Vingren, respectivamente. Encerrando sua agenda de apresentações do mês de maio, os jovens instrumentistas integrarão as comemorações pelos 117 anos da Fiocruz, no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

Repertório dos Concertos:

Johann Sebastian - Bach – (1685 – 1750) - Musette
Joseph Haydn – (1732 – 1809) - Sinfonia dos Brinquedos - 1°movimento
Franz Schubert – (1797 – 1828) Marcha Militar
Carlos Gomes – (1836 – 1896) - Mogy Guassu
Edward Grieg – (1843 – 1907) - Suíte "Peer Gynt" n°1 - 4°movimento
Claude Debussy – (1862 – 1918) - Prelúdio n°8 - "A menina com o cabelo louro;
Dimitri Cervo – (1968 - )Amanduá

Atualmente, a Orquestra é formada por 35 jovens entre 14 e 18 anos. Os processos seletivos acontecem anualmente e os candidatos devem, obrigatoriamente, estar matriculados na rede pública de ensino. Os critérios levam em consideração a vocação e aptidão musical e também a condição socioeconômica família.

Fórum Itaboraí – Fiocruz

Inaugurado em 18 de outubro de 2011, como uma unidade especial da Presidência da Fiocruz, o Palácio Itaboraí abriga o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde. O Fórum é um espaço permanente de reflexão e geração de ideias, que tem como principal objetivo reunir intelectuais, cientistas, artistas, gestores e usuários de educação e saúde do Brasil e do estrangeiro, para gerar formulações de políticas e práticas tendentes a reduzir as desigualdades sociais na saúde. O Fórum também desenvolve ações comunitárias que permitam pôr em prática atividades inter e transetoriais destinadas a contribuir com a redução de desigualdades sociais. Entre essas práticas se destacam, além da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT, o Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais; a disponibilização de espaços de estudos com acesso a bibliotecas virtuais; atividades de inserção digital; de apoio à capacitação tecnológica para trabalhadores de saúde; debates culturais, projetos, eventos, concertos e exposições de artes e cultura, entre outras.

Serviço:

Local: Fórum Itaboraí – Fiocruz
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 188
Tel.: (24) 2246-1430
Bairro: Valparaíso 
Cidade: Petrópolis- RJ

Email: forumitaborai@fiocruz.br
Site:  www.forumitaborai.fiocruz.br
Facebook: www.facebook.com/forumitaborai
Programação dos filmes em cartaz