Boa noite!           Sexta 05/03/2021   00:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > Maio Amarelo: DETRAN e BRT fazem Panfletagem de Conscientização na Barra da Tijuca
Maio Amarelo: DETRAN e BRT fazem Panfletagem de Conscientização na Barra da Tijuca
09/05/19:08 - Uma parceria entre o Detran e a concessionária BRT Rio coloriu de amarelo a estação Ricardo Marinho na Barra da Tijuca nesta terça-feira (09.05). A primeira ação da campanha do Maio Amarelo nas estações do BRT mobilizou as pessoas para ações mais seguras no trânsito. Foram distribuídos panfletos com informações sobre colisões, conversões proibidas, atropelamentos e outros tipos de acidente.
 
Vincius Farah, presidente do Detran, destacou a importância da parceira na conscientização dos cariocas. “Devemos conscientizar as pessoas para continuarmos diminuindo o número de acidentes no trânsito. Esta parceria entre o BRT Rio e o Detran é muito importante. O BRT transporta milhares de pessoas diariamente e alcança muita gente. Essas campanhas educativas servem para alertarmos sobre a atenção que devemos ter no trânsito. A responsabilidade é de todos: pedestres, motoristas, ciclistas,.... Precisamos educar para transformar", disse Farah. 
 
Os números alertam para o risco que as pessoas correm no trânsito. Os pedestres representam 44% das mortes de acidente de trânsito no estado do Rio de Janeiro. A cada 12 minutos uma pessoa perde a vida em colisões ou atropelamentos nas vias do país.

O cadeirante Antônio Carlos da Conceição fez questão de pegar o material informativo e relatou suas dificuldades no trânsito. “Os motoristas não respeitam. Muitos usam o volante como uma arma. Várias vezes, quando estou atravessando a rua, preciso acelerar muito com minha cadeira de rodas porque ninguém respeita. Essa ação de conscientização é importante. Espero que as pessoas aprendam”, disse o morador de Duque de Caxias, de 45 anos. 
 
Até o próximo dia 30, outras cinco ações serão realizadas em parceria com o BRT Rio (confira o calendário abaixo). A campanha será encerrada no dia 31 de maio com a apresentação do coral Detran no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. 
 
MAIO AMARELO NO BRT

Dia 16: estações Santa Efigênia e Merck (Taquara)
Dia 19: estação Mercadão  (Madureira)
Dia 23: estação Santa Luzia  (Ramos)
Dia 24: estação Centro Metropolitano (Barra da Tijuca)
Dia 30: estação Paulo da Portela  (Madureira)
 
MAIO AMARELO
 
Maio é o mês de conscientização mundial para a diminuição de acidentes de trânsito. E o Detran realizará ações educativas em escolas e em pontos estratégicos durante todo o mês.
 
No estado do Rio, só em 2016, 36.726 pessoas foram vítimas (entre feridos e mortos) nas estradas e ruas, de acordo com os dados do Detran e do Instituto de Segurança Pública (ISP). No Brasil, a taxa é de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes, segundo estimativas divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano passado. O país registrou ainda o quarto pior desempenho do continente americano, atrás de Belize, República Dominicana e Venezuela – campeã de acidentes na região com 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Até 2030, a OMS estima que o número de mortos nas estradas em todo o mundo poderá chegar a 1 milhão por ano.

Programação dos filmes em cartaz