Boa tarde!           Sábado 21/10/2017   13:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Livros > Lançamento do Livro e Documentário - Estrela de Davi no Cruzeiro do Sul - I.H.P. dia 22/05 ás 19h
Lançamento do Livro e Documentário - Estrela de Davi no Cruzeiro do Sul - I.H.P. dia 22/05 ás 19h
Centro de Cultura Raul de Leoni recebe lançamento nacional do livro e documentário Estrela de David no Cruzeiro do Sul
 
Evento aberto ao público acontece na segunda-feira (22.05), às 19h, na Sala Humberto Mauro
 
21/05/2017 - 00:01 - Uma memória dos brasileiros judeus que serviram às Forças Armadas está registrada no livro Estrela de David no Cruzeiro do Sul, de Israel Blajberg, que terá lançamento nacional em Petrópolis, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Promovido pelo Instituto Histórico de Petrópolis, com apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, o evento acontece na segunda-feira (22.05), às 19h, na Sala Humberto Mauro. Aberto ao público, o lançamento será seguido de exibição do documentário inspirado na publicação e contará com a presença do autor da obra e também do produtor do filme, Daniel Mata Roque.
 
“É um livro que conta sobre a participação de brasileiros de origem judaica nas Forças Armadas Nacional, seus precursores cristãos-novos e descendentes, desde a chegada de Cabral às Forças de Paz do Haiti”, explica Luiz Carlos Gomes, do IHP, sobre a temática principal do livro que teve lançamento em Manaus, Belo Horizonte, Curitiba, será feito em Buenos Aires e agora chega a Petrópolis.
 
Esse universo de militares brasileiros, passando pelos Bandeirantes, militares do Império, Guarda Nacional, os que deram a vida pelo Brasil e aqueles condecorados em operações de guerra pela Marinha, Força Expedicionária Brasileira (FEB) e Aeronáutica são destacados na publicação que também inspirou o documentário que será exibido após o lançamento do livro.
 
Citando quase 800 que vestiram farda, o livro ainda revela fatos pouco divulgados, alguns inéditos, como ter sido no Brasil que entrou em combate a primeira unidade militar israelita formada desde o início da Diáspora em 70 DC. Eram soldados das tropas holandesas, que falavam português, pois de Portugal radicaram-se em Amsterdam.  Sob a bandeira da Casa de Orange e Nassau, estiveram no Recife de 1630 a 1654.
 
O público interessado em conferir a história do livro Estrela de David no Cruzeiro do Sul, o evento será aberto e está marcado para 19h na Sala Humberto Mauro.
 
Serviço:

Data: 22 de maio de 2017 (Segunda-feira)

Horários: 

19:00h – Abertura
19:15h – Projeção do Documentário
20:00h – Lançamento do Livro

Local: Instituto Municipal de Cultura e Esporte - Sala Humberto Mauro
Endereço: Praça de Visconde Mauá - 305 - (Ao lado da Câmara Municipal)
Tel.: (24) 2233-1200
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis
Spa Serra Morena